Embora hoje em dia a expressão “não devemos nos importar com o que os outros pensam” seja muito usada em livros de autoajuda e em frases feitas que circulam na boca do povo, nós ainda temos que nos preocupar com a nossa imagem e reputação, pois estão completamente ligadas a boa impressão e ao sucesso.

Quando o assunto é carreira, temos que ter muito cuidado com vários elementos, desde a maneira de se portar, vestir, falar, e até agir.  Uma boa primeira impressão facilita muito o surgimento de oportunidades, abre portas e permite que novas relações interpessoais sejam construídas de maneira positiva. E isso não está ligado exclusivamente ao que falo de aparência física, apesar de importante, mas sim pelo conjunto de atitudes e comportamentos que exercemos em nosso dia a dia.

Hoje vamos desmistificar esse assunto. Perguntas como o porquê isso tudo é tão importante no mundo dos negócios, assuntos como a sua imagem, reputação profissional, empatia, e mais, serão abordados com doze dicas para causar uma boa primeira impressão em apenas milésimos de segundos.

Porque a Primeira Impressão é Tão Importante?

BOA IMPRESSÃO

Passe credibilidade | Foto: Thoughtco.

Especialistas apontam que apenas trinta segundos são suficientes para causar um impacto positivo nas pessoas assim que nos deparamos com a mesma.

Em entrevista para a Revista Exame, a consultora de etiqueta Romaly de Carvalho, apontou que “a primeira impressão é uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas”. “É a imagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, somos confiáveis ou não. Por isso, precisamos caprichar”, concluiu.

Portanto, o espaço de tempo é curtíssimo para esse valioso objetivo de gerar empatia e demonstrar para a pessoa que vale a pena seguir mais alguns passos na sua direção. É o cérebro que comanda nesse primeiro momento.

Sabia que isso está diretamente ligado ao nosso lado consumista?

Ainda de acordo com a especialista Romaly de Carvalho, “a pressão é tanta que, segundo a especialista, 71% das vendas bem sucedidas são resultado direto do que o comprador achou do vendedor logo de cara.

Como Nosso Cérebro Funciona em Situações Novas

Em uma entrevista à Forbes, Amy Cuddy, psicóloga da Harvard Business School, falou sobre os estudos que faz das primeiras impressões, por mais de uma década. Ela e seus colegas descobriram que fazemos rápidos julgamentos sobre outras pessoas que respondem duas questões primárias: se podemos confiar nelas e quais são suas capacidades.

De acordo com os levantamentos da especialista, de 80% a 90% de uma primeira impressão têm como base essas duas questões. Inconscientemente, é como se você e as pessoas que conhece se perguntam: “Posso confiar em suas boas intenções em relação a mim?” e “Ela é competente?”.

Deduzimos frequentemente que a competência é o fator mais importante e as pessoas têm a tendência de enfatizar isso quando conhecem alguém. Entretanto, a pesquisa de Amy mostra que a confiança é mais relevante. Para sua competência importar, as pessoas precisam primeiro confiar em você. Se não existe confiança, as pessoas vão na verdade, entender a sua competência como algo negativo. “Uma pessoa cordial e confiável que também seja forte gera admiração, mas apenas depois que conquistar confiança sua força se tornará um presente e não uma ameaça”, afirma Amy.

Considerando que leva alguns segundos para alguém decidir se você é confiável e competente, e o fato de pesquisas mostrarem que primeiras impressões são muito difíceis de serem alteradas, a pressão gerada quando conhecemos pessoas é justificadamente intensa.

“Se alguém que você está tentando influenciar não confia em você, não dá para ir muito longe. Na realidade, você pode até mesmo provocar desconfiança e passar a impressão de ser manipulador”, conclui Amy.

Uma vez que reconhecer que a importância da confiança está acima da competência, você pode assumir o controle das primeiras impressões que transmite, com uma infinidade de estímulos em sua personalidade.

Porque é Tão Importante no Mundo dos Negócios

CONFIANÇA BOA IMPRESSÃO

Auto confiança é tudo | Foto: Pinterest.

 A ciência explica que, demora cerca de seis meses de convívio direto, para que uma pessoa reconstrua as primeiras impressões que tiveram de nós.

No mundo dos negócios isso pode se se tornar irreversível dependendo da pessoa, então, temos que ficar alertas, para que a pessoa não nos veja pela centésima vez e fique com uma impressão errada, desde o primeiro dia.

As pessoas bem sucedidas no mundo dos negócios, costumam usar uma técnica chamada “elevator pitch”, ou seja, apresentação de elevador, onde o indivíduo precisa ser capaz de falar em apenas sessenta segundos, sobre seus produtos ou serviços, de forma assertiva e convincente para conseguir novos negócios.

Aja como se sua vida profissional fosse um eterno elevator pitch, assim você sempre terá o primeiro minuto para impressionar positivamente – e o resto do tempo será dedicado a gerenciar a situação a seu favor.

Romaly de Carvalho explicou em uma entrevista para a Revista Exame que quando gerenciamos a nossa imagem, cuidamos de como os outros vão nos avaliar e para isso, não é necessário forçar a barra para ter uma boa reputação profissional.

Mas aí, você para e pensa: como fazer com que as pessoas realmente gostem de mim? Autoconfiança é uma das peças chave para essa resposta!

No site Mega Curioso, tem uma matéria relacionada ao assunto, que diz que em 2015, a Sociedade da Personalidade e Psicologia Social (uma instituição americana) publicou um estudo que sugere que conversar com você mesmo de maneira encorajadora tem o poder de fazê-lo se sentir mais seguro — informação confirmada por pesquisadores ao redor do mundo.

“Confiança não é uma habilidade, é uma emoção. Você consegue controlá-la. Na verdade, desenvolver a confiança é uma parte importante da eficácia”, diz a consultora Angie Morgan, autora do livro “SPARK: How to Lead Yourself and Others to Greater Success” (“Faísca: como levar você mesmo e os outros a um sucesso maior”, em tradução livre).

Ainda no site Mega Curioso, há outro estudo que já aponta que há quase uma década, feito na Universidade de Waterloo, adiantava um pequeno truque que vem ajudando muita gente a conquistar em um primeiro contato pessoal ou profissional. E a dica é: vá para o encontro pensando que os outros vão gostar de você!

Esperar um acolhimento positivo é a melhor forma de não permitir que o nervosismo e a ansiedade entrem no caminho e, assim, fazer com que você seja realmente recebido de maneira calorosa.

“Se a pessoa espera confirmação, vai se comportar de forma extrovertida, o que pode levar as outras a aceitá-la. Se ela antecipa rejeição, vai agir mais friamente, o que leva a menos aprovação”, explicaram, na época, os autores do estudo.

12 Dicas Para Causar uma Boa Impressão

Dica #1 – Invista em conteúdo

COMO SE COMPORTAR EM ENTREVISTA BOA IMPRESSÃO

Esteja preparado | Foto: Grupocafac.

Ser uma pessoa bem informada com o que acontece com o mundo, na sua cidade e demais conhecimentos gerais, nunca é demais. Acompanhar o noticiário, ler, participar de diversos assuntos específicos e relacionados a cultura em geral, agrega, muito. Fora isso, esteja atento e por dentro do que acontece em sua área de atuação, é uma estratégia simples e novos conhecimentos nunca são demais.

Romaly de Carvalho explicou em uma entrevista para a Revista Exame que “não é preciso ser especialista, mas é preciso ter um bom entendimento do fluxo das coisas que acontecem a nossa volta”. Portanto, investir no conteúdo da mensagem que você transmitirá é essencial.

Faça um planejamento para esse tipo de encontro profissional, entrevista ou reunião. Treine em voz alta, faça anotações de tópicos importantes a serem tratados, e esteja ciente do que pode dar certo ou errado. Ter jogo de cintura em qualquer tipo de situação também é um ponto positivo, ainda mais na busca por um trabalho novo.

Dica #2 – Vista-se bem

trabalho formal

As roupas são essenciais | Foto: Pinterest.

 A roupa é peça chave para a primeira comunicação visual que as pessoas têm conosco. Roupas largas podem demonstrar desleixo, justas demais, atenção para atributos desnecessários para a demanda de trabalho, cabelos bagunçados ou unhas roídas, descuido total.

É uma lógica básica que vale como um cartão de visitas. Nunca se sabe se ao entrar no elevador da empresa, você vai se deparar com o presidente e mesmo que não seja essa a situação, qualquer outra de última hora pode surgir, como uma reunião, por exemplo.

Esteja bem preparado com roupas limpas, para as mulheres, sem excesso de maquiagem, etc. O bom senso é sempre muito bem-vindo e o torna uma pessoa especial.

Dica #3 – Seja simpático

COMO SER EXTROVERTIDO NO TRABALHO

Ser extrovertido é uma boa opção | Foto: Iscon.it.

 Parece algo forçado, mas não é. Um simples sorriso cordial já pode quebrar o gelo e estabelecer um contato empático com o interlocutor.

Para os introvertidos, pode parecer algo impossível, mas não é. Respire fundo, olhe nos olhos do outro, seja simpático. O contato visual também é de extrema importância, pois revela que está interessado no que o outro está dizendo.

Dica #4 – Atenção ao ritmo

ENTREVISTA DE EMPREGO BOM COMPORTAMENTO

Atenção aos detalhes | Foto: Garydumais.

 Outra boa dica é prestar atenção na fala do outro.  Adapte o ritmo da sua fala ao da pessoa, isso é valioso. Tem gente que processa uma informação rápido, outros, mais lentamente, então observe e terá um ponto a mais.

Na prática, isso significa que quem fala mais rápido tende ser ansioso, tende a atropelar as frases do outro, como se só o que ele diz fosse importante. Não “vomite” as palavras, comunique-se com clareza, calma e atento ao ritmo e discurso do outro.

Dica #5 – Fale menos, observe mais

COMO SE COMPORTAR ENTREVISTA DE EMPREGO

Dois olhos e uma boca | Foto: Linkedin.

Para que a comunicação aconteça, ambos precisam ter espaço para o diálogo. Nem sempre é uma boa ficar tentando, tentando e tentando conquistar a atenção do interlocutor falando sem parar. É preciso abrir espaço para que o outro se expresse, para que dê o feedback necessário e tudo mais.

Precisamos usar a fala com sabedoria e observar bem como o entrevistador, interlocutor se porta, principalmente em entrevistas de emprego. Não esqueça nunca do bom uso da língua portuguesa. Usar gírias ou parecer informal também causa uma impressão ruim. Lembre-se que você sempre será analisado e o uso adequado da linguagem será visto com bons olhos.

Dica #6 – Seja educado

BOA IMPRESSÃO

Educação é essencial | Foto: Pinterest.

Boa educação é essencial, cabe em qualquer lugar e jamais deve estar restrita aos círculos de seu interesse. É sempre bom lembrar que todos devem ser tratados bem, independente de hierarquias, do porteiro até o gerente, afinal somos todos iguais, não é?!

Dica #7 – Não seja inconveniente

como ter confiança em entrevista

Seja autêntico | Foto: Linkedin.

 A especialista em etiqueta Romaly de Carvalho, explicou ainda em uma entrevista para a Revista Exame, que “é preciso deixar a nossa personalidade fluir”, então, seja autêntico. Não é para mascarar sua personalidade, mas é sempre bom ficar atento.

A especialista ainda aponta que “o interesse genuíno no outro já é um bom caminho”.

Dica #8 – Sem julgamentos

 

Respeito é essencial | Foto: Pinterest.

Entre os princípios de todos os coachings essa ação é essencial, que é: ao estabelecer contato com uma pessoa, seja na primeira vez ou não, há a necessidade de suspensão de todo e qualquer tipo de julgamento.

Isto é, compreensão em relação ao outro, sobre suas histórias, trajetórias de vida, entre outros fatores, com a finalidade de ter em mente que todos os nossos comportamentos estão pautados em nossas experiências e em tudo aquilo que a vida nos trouxe.

Sendo assim, quando deixamos esse tipo de julgamento de lado e passamos a observar porque uma pessoa age de uma forma e não de outra, a tendência é que nos aceitemos mais e melhor e, consequentemente, nossos relacionamentos sejam cada vez mais potencializados.

Dica #9 – Pontualidade

ser pontual profissional

Seja pontual | Foto: Jrmcoaching.

 Pode parecer algo óbvio, mas é sempre bom lembrar. Precisamos ter em mente que, imprevistos acontecem, mas sair de casa para chegar a um compromisso com antecedência é um dever que se cumprido com excelência, é valorizado.

Isso faz com que você conquiste confiança da pessoa.  Se não, como vão confiar que alguém vai cumprir sua palavra ou um prazo, se não consegue chegar no horário marcado? Reflita sobre isso.

Dica #10 – Atenção com o visual

bom comportamento em entrevista de emprego

Cheque seu guarda-roupa e esteja preparado | Foto: Pinterest.

 Vestir-se adequadamente é algo que também deve ser levado em conta, afinal, estamos falando de primeira impressão. Quando o assunto é trabalho, há de se pensar sobre o dress code da empresa e qual o estilo específico de roupa deve-se usar, de maneira minuciosa. Uma roupa mais despojada e descolada pode ser bem vista em uma agência de publicidade, turismo ou ainda em uma livraria ou café.

Quando estamos falando de uma empresa mais formal, temos que pensar que uma roupa social pode ganhar mais relevância e elegância, além de causar uma boa impressão. Dê sempre uma checada no seu guarda-roupas e prepare-se.

Dica #11 – Boa comunicação

Comunicação é a base de tudo | Foto: Napratica.

 Saber se expressar com segurança e assertividade é tão importante quanto uma boa linguagem corporal para produzir uma impressão duradoura. Comece com um firme aperto de mão, sorria e mantenha contato com os olhos da pessoa. Isso é essencial e deve ser vista como uma espécie de instinto de sobrevivência dentro da empresa para qualquer pessoa.

Dica #11 – Gentileza, empatia e atenção

SER GENTIL BOA IMPRESSÃO

Gentileza gera gentileza | Foto: Pinterest.

Em qualquer lugar diferente que você estiver a gentileza é fundamental, pois desperta simpatia e quebra possíveis resistências das outras pessoas. Todos gostam de ser tratados bem e com cordialidade, certo? Portanto, tenha atitudes gentis com as pessoas e veja o quanto elas serão mais receptivas a você.

Na hora da conversa é importante que você demonstre atenção pelo que o outro tem a dizer. Ouça na essência, evite se distrair com barulhos externos e usar o celular no momento da comunicação.

Nesta hora, é importante ser empático, demonstrar que se importa com o que o tem a lhe dizer. Digo isso, pois falar para alguém que não demonstra atenção é algo que você também não gosta que aconteça com você, certo? Então, seja empático e atencioso, afinal todos nós merecemos comportamentos assim.

Seguindo essas dicas de muitos coaching, na hora da conversa, você terá a possibilidade tomar as decisões de forma rápida, será visto de forma positiva e estará pronto para compartilhar seu arsenal de conhecimentos, se dando cada vez melhor no surgimento de oportunidades raras e na mente das pessoas.

Segundo o site do coaching José Roberto Marques, “coachingé uma metodologia que reúne conhecimentos, ferramentas e técnicas de diversas ciências e áreas do conhecimento como Psicologia, Neurociência, Administração, Programação Neurolinguística, Gestão de Pessoas, Antropologia e Sociologia. Nesse sentido de cargo, há diversas hierarquias, entre eles, o Master Coach Sênior.

O processo visa a evolução e o gerenciamento do comportamento humano e tem como objetivo, levar o indivíduo ao estado desejado por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, além de mudanças e transformações com foco no aumento da performance e na aceleração de resultados.

Nesse sentido, o Coaching provoca mudanças latentes em um curto espaço de tempo na vida da pessoa, seja em âmbito pessoal ou profissional. Isso ocorre, pois, o processo permite que o indivíduo compreenda quais são suas qualidades e pontos a serem melhorados, suas crenças e valores, suas limitações, seu modo de agir e pensar perante as situações, além de promover autoconhecimento e autoconfiança, o que permite que a pessoa desenvolva metas e objetivos congruentes, inteligência emocional e assim, alcance aquilo que deseja.

Então, fique de olho nas experiências, no diálogo, e na aprendizagem que todo esse processo pode lhe oferecer. Seja autêntico, siga essas dicas mega valiosas e com certeza tudo isso fará parte de ti, de uma parte instintiva, sempre causando uma boa imagem positiva por onde passar, com bom papo, dinamismo, educadamente e deixando uma boa impressão. Tudo isso é um trabalho de excelência. Lembre-se que nem sempre temos uma segunda chance e que a adoção de um estilo é sempre possível quando realmente queremos.