Atualmente, praticar um exercício, vai muito além de ser uma atividade saudável. Se tornou um verdadeiro estilo de vida, e requer também um preparo do guarda-roupas feminino. Usar roupas velhas para isso é coisa do passado! O mercado de moda fitness vem crescendo e avançando a cada dia, exatamente para dispor para as mulheres praticidade, qualidade, variedade e conforto, nessas peças indispensáveis, que são os looks de academia, sempre com estilo e elegância. 

É importante pensar sempre que quando se começa uma atividade física, seja ela qual for, é bom pesquisar sobre o uso adequado das roupas, pois algumas delas podem piorar a condição, ao invés de ajudar. 

Para a prática de exercícios físicos, tanto na hora de caminhar, praticar esportes ao ar livre ou ir para academia, as pessoas cada vez mais procuram roupas que além de funcionais, tenham essa pegada fashion. Hoje vamos mostrar as principais tendências em moda fitness que estão em alta para usar tanto no friozinho quanto no calorzão com várias dicas de looks para você se sentir bem e arrasar na hora do treino neste post exclusivo!

O que é tendência nos looks de academia?  

Tendência na academia

Tendência | Foto: Pinterest © Upperbag.

Uma das  ideias de look inspiradoras que migrou da moda casual do dia a dia para a moda fitness são as peças com tule. As t-shirts com transparências são ideais para looks de sobreposição. Elas ficam ótimas com tops coloridos e de diferentes modelagens, além de proporcionar um look confortável, dão uma sensação muito melhor após aquela aula pesada que causa um suor excessivo.

Podemos encontrar tops, macacões e leggings com recortes estratégicos em tule que além de deixarem as peças mais sensuais, conferem características fashionistas para o look. Sobre os recortes, os decotes em gota também estão hot trend nos tops e camisetas fitness para esse verão.  

Shorts saia é tendência nos looks de academia

Look com shorts saia | Foto: Pinterest © Upperbag.

As regatas e os shorts-saias são peças obrigatórias na moda fitness, porque além de funcionais, possibilitam infinitas combinações para o seu dia a dia de treino. As regatas com a cara deste verão são as extras cavadas e oversized que são usadas com top por baixo e cobrem o bumbum. Já os shorts-saias, que são perfeitos para esconderem as partes do corpo que marcam mais, vêm em cores vibrantes e estampas chamativas.

Macacão para malhar

Macacão nada básico | Foto: Pinterest © Upperbag.

Os macacões desta temporada trazem recortes ousados. A modelagem deixa as costas nuas e traz o decote do busto para outra região, valorizando a peça e dando uma pitada extra de estilo ao look.  

looks de academia para happy hour

Da academia para o Happy Hour | Foto: Pinterest © Upperbag.

Além das peças tradicionais com cores vibrantes, estampas e as clássicas frases motivacionais e divertidas, temos também as peças de mood casual. O mood casual são peças que podem ser facilmente levadas das academias para o happy hour, são elas: as calças joggers, bodies em lurex ou de cores únicas e as leggings com estampas que imitam calças jeans, são peças que não tem o tecido, mas imitam a estampa, que podem ser facilmente usadas depois do treino para um happy hour, por exemplo. 

Looks Academia Para o Verão 

Tops 

Top para academia

Top é uma boa opção | Foto: Pinterest © Upperbag.

Nós sempre queremos um top fitness lindo, mas além da beleza, vamos falar um pouco mais a fundo sobre as características ideais de looks de academia e ajudar na escolha: top ou sutiã? Enquanto o sutiã oferece controle sobre 38% da movimentação dos seios, o top controla em até 78%, você sabia? Então, nem precisamos pensar muito além de usar o bom senso, principalmente em dias quentes de verão, com o melhor tecido. Atenção também, pois ele não pode ser muito apertado, para não prejudicar a circulação, e também, para não limitar os movimentos. Caso escolha um top com bojo, confira o material, e se ele permite que a pele respire. 

Modelos tops diverssos

Tem modelos para todos os gostos | Foto: Pinterest © Upperbag.

Sobre modelos? Hoje existe uma grande variedade de peças interessantes: com ou sem estampas, com ou sem decotes, lisos, de algodão, a onda da vez, que é o poliéster, elastano, os clássicos top’s,  e você pode escolher qual fica melhor com seu tipo físico e para qual exercício irá praticar. 

Shorts para looks de academia

Shorts para malhar

Shorts = LOVE | Foto: Pinterest © Upperbag.

Existe modelo ideal para shorts para malhar? Podemos priorizar alguns quesitos básicos que com certeza vão melhorar a hora do treino. 

O que acha de começar a usar modelos de short para academia para fugir das tradicionais calças leggings, que tal? Fuja das peças muito curtas. Por mais que você queira exibir os resultados da malhação, os shorts muito curtos serão um obstáculo durante o treino. Afinal de contas, você precisará estar constantemente ajustando a roupa e perdendo a concentração. Além de observar o comprimento, vale testar a liberdade de movimento que a roupa permite. Para a academia, a prioridade deve ser a movimentação. Atenção com peças muito justas,  porque podem limitar os movimentos e, também, prejudicar a circulação. A dica aqui é escolher sempre os shorts mais folgados, que permitam a prática de qualquer exercício com conforto. 

Looks de academia

Seja criativo | Foto: Pinterest © Upperbag.

Os tecidos devem também ser levados em conta, e atualmente, existem várias opções que absorvem o suor e permitem que a pele respire, como o dri-fit. Assim, é possível evitar desconfortos, irritações cutâneas e alergias, por exemplo.  Para ficar moderna e mais feminina, aposte nos short saias. 

Calças 

Looks confortáveis para malhar

São as queridinhas das amantes de treino | Foto: Pinterest © Upperbag.

As calças leggings são as mais usadas sempre nos treinos, pois são muito confortáveis, e sempre há espaço para mais uma dentro do nosso guarda roupas fitness. Há algumas dicas de tecidos, que não podemos esquecer desse detalhe, exatamente para não dificultar a movimentação, provocar doenças de pele, acumular suor e aumentar a sensação de calor, por exemplo. Fuja desses problemas escolhendo roupas desenvolvidas para essa finalidade. 

Quem tem pernas finas e quer valorizá-las, as leggings estampadas devem ser usadas sem restrições, pois aumentam o volume do corpo. Em alta no mercado, as estampas florais, tribais, geométricas e animal prints são opções viáveis para quem quer se arriscar um pouco mais e tem confiança no corpo.

Looks coloridos para academia

Aposte nas cores | Foto: Pinterest © Upperbag.

Vale sempre apostar em estampas divertidas, cores, diversas lavagens e mais, afinal, as queridinhas leggings nunca são demais, e podem ser usadas também para passar um fim de semana no parque, fazer aquela caminhada com a família, e até, dependendo do dress code do lugar, para passear e estar sempre linda e sexy.

Quanto ao uso das leggings brancas, muito cuidado, pois você precisa verificar o tecido para não ficar vulgar e transparente. Prefira as leggings com texturas jacquard, pois escondem as imperfeições e marcam menos a calcinha. Se não quiser se arriscar, escolha as mais escuras.

Básico

Peça coringa | Foto: Pinterest © Upperbag.

As calças leggings de cós alto estão muito em alta. Tecidos de vinil, as leggings de poliamida com recortes em tela e tule running são muito fashions, as com bolso e tule, ou as básicas de algodão, estão sempre em dia com a moda.

Para ter um guarda roupas recheado de opções e oportunidades de looks diversos, vale muito apostar em cores. Boas e básicas opções, como as calças leggings de algodão, de cores variadas, são boas pedidas. É bacana sempre pensar num look com uma peça mais justinha e outra mais larga. Assim, dá um equilíbrio, e não deixa de estar adequado para o momento de se exercitar. Claro, sempre prezando pela qualidade do tecido e conforto no corpo. 

Blusas e Croppeds 

Cropped é tendência

Tendência da moda fitnes | Foto: Pinterest © Upperbag.

Regatas básicas, camisetas de tela, de algodão, com frases motivacionais, croppeds para mostrar o físico e não passar calor, camisetas de diversos tecidos, especialmente de malha fria, poliamida, poliéster, viscolycra e mais, não podem faltar.

E quem acha que não dá para ficar na moda indo para academia ou para praticar um exercício ao ar livre está enganado. Hoje todas a moda fitness é sempre pensada no aspecto do conforto e da moda. A diversidade de modelos ajuda muito na composição. 

Looks com croppeds Foto: Pinterest © Upperbag.

Para você que não abre mão de ousar, estar sempre linda e também fresquinha no momento do exercício, porque ninguém é de ferro, os croppeds são excelentes opções. E não pense que croppeds são apenas os sem manga, com barriga de fora. Há com com manga longa, de manga curta, estilo regatas e claro, os mais ousados e decotados. Há também os macaquinhos fitness, que unem o conforto, praticidade e elegância. O curioso é que os croppeds, além de ser uma tendência em festas e eventos sociais, o cropped top também está em alta quando o assunto é roupa para suar nas esteiras das academias. Charmosas e confortáveis, as blusas de medidas curtas valorizam ainda mais a silhueta da mulherada. 

Looks academia para o Inverno 

Looks para se usar no inverno | Foto: Pinterest © Upperbag.

A moda fitness no inverno, não varia tanto das demais estações, a única coisa que sempre precisamos ficar atentos, é se o exercício será feito ao ar livre ou dentro da academia.  Varia de cidade para cidade, mas é importante estar agasalhado da forma correta para não adoecer. Principalmente se chove muito nessa época na sua região. É importantíssimo aprender a se proteger do frio sem atrapalhar a sua transpiração, e claro, se vestindo bem com as tendências da moda. 

Tops 

Casaquinho para dias mais frios | Foto: Pinterest © Upperbag.

Para conseguir um top perfeito, basta sempre lembrar do tamanho do seu seio, para ficar confortável e garantir que o exercício possa ser executado sem nada atrapalhar. No inverno, os tops não mudam muito, mas vale investir naqueles que dão boa sustentação, com um  tipo de material sintético.

Versatilidade | Foto: Pinterest © Upperbag.

Há também uma gama de opções de tops de manga longa. Para não pegar nenhum resfriado com o choque térmico, entre transpirar e estar no ar condicionado, ou sair de dentro da academia para a rua, vale o investimento.

Moletom também é uma peça chave | Foto: Pinterest © Upperbag.

Para garantir uma boa variedade no guarda roupas, invista nas compras em lojas online. Os preços são ótimos e há a possibilidade de compra no atacado. É bom garantir uma peça para cada dia da semana, já que a rotina é corrida, e geralmente não temos tempo para lavar tudo de uma vez. Para não passar frio depois do treino, vale investir nas blusas de moletom sobre o top. 

Shorts para looks com academia

Shorts mais compridos | Foto: Pinterest © Upperbag.

Para quem não abre mão e usar um short, mesmo no inverno, o ideal é usar aqueles estilo bermuda, que são um pouco mais compridinhos. Eles são excelentes opções e não deixam nada a mostra na hora de agachar.  

Shorts Básico | Foto: Pinterest © Upperbag.

Os modelos sem estampas são os mais usados nessa estação. Assim, conferem uma melhor combinação. Uma dica bacana é você tirar e ver fotos de looks de academia para imaginar a infinidade de combinações possíveis com as peças que possui. O bom e sempre bem lembrado pretinho básico é uma opção coringa, que vai bem com qualquer top, cropped ou camiseta. 

Calças para looks com academia

Despojado e estiloso | Foto: Pinterest © Upperbag.

Boas alternativas de looks de academia no inverno são as calças de moletom. Hoje em dia, principalmente nas horas das corridas ao ar livre, se abusa das blusas leves, de um tênis esportivo confortável, assim você acaba garantindo as melhores peças para essa modalidade.

Invista em diversos modelos de calças | Foto: Pinterest © Upperbag.

Uma peça que nunca sai de moda e está sempre combinando bem para malhar, são as famosas calças leggings. E agora, uma tendência super em alta, são as leggings saia. Elas também podem ser usadas no inverno, e cobrem o bumbum, para você poder fazer aquele exercício de glúteos sem medo de mostrar nada, e boas pedidas são as calças lisas.

As calças flare também estão inclusas no pacote da moda fitness inverno. Se você não gosta de roupas apertadíssimas, elas são excelentes, e inclusive possibilitam que você saia da academia para algum compromisso, sem dar aquele ar de “acabei de malhar”.

Blusas e Croppeds 

Da para ter estilo na moda fitness SIM | Foto: Pinterest © Upperbag.

Uma questão de saúde, além de malhar, é escolher a roupa certa para a prática. Usar camisetas de algodão é sempre bom no inverno. A absorção do suor é rápida, e não prejudica na sensação térmica. As de manga longa são blusas esportivas excelentes para quem não gosta de carregar uma blusa de frio.

E claro que as blusas de frio não podem ficar de fora dessa lista do post. São ultra modernas, podem ser opções para uso fora da academia, e são super bem-vindas na ida e volta da academia. 

PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS PARA ROUPAS FITNESS

POLIAMIDA

Esse tecido é sedoso e flexível ao mesmo tempo, permitindo conforto e mobilidade. A Poliamida conta com uma rápida absorção do suor, sendo ideal para atividades físicas intensas e para dias de calor. Tecido ideal para quem não abre mão de conforto, muito usado nas leggings, tops e bodys

POLIÉSTER

Opção mais firme que a poliamida, o poliéster oferece segurança e durabilidade. É um tecido bastante confortável com um preço mais acessível que a poliamida.

MALHA FRIA

Também conhecido como Poliviscose, esse tecido é composto por 67% de poliéster e 33% de viscose. O resultado são roupas confortáveis, leves e o melhor, nunca ficam amassadas. Uma excelente alternativa para blusas. 

VISCOLYCRA

Imagine um tecido que retorne ao seu estado natural após ser esticado até sete vezes o seu tamanho. Toda essa versatilidade faz a viscolycra se destacar entre os tipos de tecidos para roupas fitness. Além disso, ele é resistente à água salgada e ao sol, sendo uma alternativa para esportes ao ar livre. Uma ótima opção para blusas e camisetas. 

TECIDOS TECNOLÓGICOS

  • Energy: opção ideal para os amantes de esportes ao ar livre. Esse tecido conta com proteção UV, é resistente ao cloro e seca rapidamente; 
  • Dry Fit: possui tecnologia que transporta o suor, evitando o contato prolongado com a pele. Ao possibilitar uma rápida transferência do calor gerado durante a prática dos exercícios, esse tecido garante uma sensação de frescor;
  • Supplex Power Energy: com benefícios semelhantes à opção anterior, essa versão oferece maior compressão no corpo;
  • Infra Emana: o segredo do sucesso desse tecido é o uso de minerais que emitem infravermelho longo. Esse termo complicado significa que o calor será distribuído uniformemente, aumentando o rendimento físico;
  • Savyon: fabricado em teares eletrônicos, esse tecido permite equilíbrio térmico, elasticidade e proteção contra os raios solares.

Depois de escolher os tecidos, é importante ter cuidado durante a lavagem para garantir que as suas roupas durarão muito mais tempo. Afinal, as peças utilizadas durante os exercícios físicos precisam ser lavadas após cada treino por motivo de higiene. Contudo, para isso, não é necessário comprometer a qualidade e durabilidade.  Conhecer os tipos de tecidos para roupas fitness facilita a sua escolha e dá maior segurança para compras online. Assim, você entra em forma sem sair da moda.

Agora que você já sabe como escolher e combinar as diversas opções de looks de academia com ideias inspiradoras, o seu guarda-roupa fitness estará preparado para encarar o inverno e o verão sem medo, e sua prática de  exercícios físicos ficará mais prazerosa e produtiva, sempre nas tendências da moda. Agora você sabe que dá para usar roupas de academia impressionantes, unindo bem-estar, saúde e moda, que é sempre uma boa combinação.