Uma das oitavas maravilhas do mundo é poder sentar, relaxar e apreciar uma boa cerveja; e acredite se quiser, é a bebida alcoólica mais consumida do mundo inteiro atualmente, após a água e o café.

Segundo o site “Wikipédia”, historicamente, a cerveja já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmios e iberos, pelo menos, a seis mil anos antes de Cristo. A agricultura surgiu na Mesopotâmia em um período entre a revolução do Neolítico e a Idade dos Metais. A mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja é a Estela de Hamurabi, onde nela, se condena à morte quem não respeita os critérios de produção de cerveja indicados. Incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas. O Código de Hamurabi também estabelecia uma ração diária de cerveja para o povo da Babilônia: dois litros para os trabalhadores, três para os funcionários públicos e cinco para os administradores e o sumo sacerdote. O código também impunha punições severas para os taberneiros que tentassem enganar os seus clientes. O negócio desde o início era de respeito e ordem.

Hoje, há diversas variedades de cervejas, tanto em sabores, tipos e preços. Elas podem ser categorizadas por uma série de fatores, elementos, processos de preparação, ingredientes e muito mais. Hoje vamos falar um pouco sobre as melhores cervejas artesanais que você poderá encontrar perto de sua casa para apreciar e aprender mais sobre essa bebida que pode reservar muitos sabores ao seu paladar.

TIPOS DE CERVEJAS

O site “Homini Lúpulo”, explica que a cerveja é uma bebida com teor alcoólico carbonatada, ou seja, são bebidas que são gaseificadas com gás carbônico, tais como os refrigerantes e alguns espumantes. São produzidas através de fermentação e as principais matérias-primas são: água, malte, lúpulo e fermento. Mas qual seria a diferença entre elas?
Os tipos de cerveja querem dizer a família que pertencem e também um pouco sobre o seu processo de fabricação. Quando o assunto é tipo de cervejas, elas são classificadas em Ales e Lagers e o que as difere é a fermentação, sua coloração (clara ou escura) e o teor de álcool.

Já os estilos e subestilos querem dizer o padrão de combinar estes elementos, como o que harmonizar com elas para comer, etc.

Alguns dos estilos de cerveja, segundo o site “Wikipédia”, são:

 Old Ale

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Old Ale | Foto: Santacerveja.

É um tipo de cerveja escura inglesa de alta fermentação. Esses tipos de cervejas são envelhecidas por pelo menos dois anos antes de serem consumidas. A cerveja old ale geralmente tem um teor alcoólico de 6 por cento em volume, possuindo bom corpo e gosto estruturado.

 Lager

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Lager | Foto: Americanas.

Tipo de cerveja fermentada com uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais baixas. Tal levedura é chamada de levedura de baixa fermentação. Ao processo pelo qual a cerveja é maturada em temperaturas baixas (comumente em caves, cavernas ou adegas) por longos períodos de tempo, chamamos de lagering,do alemão lagern que significa armazenar.

Embora existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3 e 6 por cento por amostra. Os estilos de lager incluem: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, Dry Beer, Export, Märzen (feita somente para a Oktoberfest bávara), Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta).

 Ale

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Ale | Foto: Cafedavila.

Tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas.Tal levedura, conhecida como levedura de alta fermentação, fermenta a cerveja rapidamente, proporcionando um sabor frutado devido a maior produção de ésteres

Cervejas de fermentação alta, especialmente populares na Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo as mild (meio amargas), bitter (amargas), pale ale (ale clara), porter (cerveja escura muito apreciada por estivadores) e stout (cerveja preta forte). Diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores do que aquelas encontradas entre as cervejas de baixa fermentação e muitos estilos são difíceis de categorizar. A cerveja comum da Califórnia, por exemplo, é produzida usando o fermento para lagers em temperaturas para ales. As cervejas à base de trigo são geralmente produzidas usando um fermento para ales e então armazenadas, às vezes com um fermento para lagers. A cerveja belga Lambic é produzida com fermentos selvagens e bactérias, nativos da região do vale do rio Zenne (Pajottenland), perto de Bruxelas.

Harmonização de Cerveja

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Como harmonizar com cerveja | Foto: Aterradacerveja.

A Revista Veja publicou um  ranking  dos melhores rótulos comercializados no Brasil, publicado em edição especial da revista de gastronomia Prazeres da Mesa. Uma lista com 100 exemplares foi criada a partir da avaliação de um júri composto por especialistas, que examinaram os melhores rótulos no período de 2014/2015. O primeiro lugar é de origem belga, mas as medalhas de prata e de bronze são nacionais. Entre as 15 cervejas mais saborosas, 8 são brasileiras. Há também uma lista do que podemos harmonizar com tais rótulos. São eles:

Duchesse de Bourgogne

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Duchesse de Bourgogne | Foto: Courtyardwinery.

Essa cerveja de origem belga, estilo flanders red ale, tem um teor alcoólico de 6,2%, cor acobreada, e como é feita num blend de safras de 8 meses e 18 meses, envelhecidas em barris de carvalho, harmoniza com patês, caldos verde, de frango e de feijão, sopas de queijo e de legumes, queijos roquefort e gorgonzola, caviar, cheesecake, tortas de limão e de maçã, crème brûlée, pudim, frutas cítricas e vermelhas.

Morada Hop Arabica

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Hop Arabica | Foto: Blogdoanalia.

A nacional Morada Hop Arabica, tem um estilo american pale ale, com teor  alcoólico de 5% e cor cobre, é feita com café e harmoniza com carnes grelhadas ou feitas na brasa, incluindo hambúrguer. Também vai bem com molho barbecue, queijos cremosos, pato confitado, cassoulet e feijoada com carne de porco.

Colorado Ithaca

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Colorado Ithaca | Foto: Cervejasalvador.

Outra cerveja produzida no Brasil que é uma das queridinhas dos cervejeiros, é a Colorado Ithaca. Tem o estilo Imperial Stout, teor alcoólico de 10,5%, e sua cor é café. A Ithaca é feita com malte, lúpulo e rapadura queimada e, por isso, combina com carnes de caça, queijos duros maturados, presunto cru e doces caramelizados, como crème brûlée e pudim de leite.

North Coast Old Rasputin Russian Imperial Stout

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Old Rasputin | Foto: Capitanlupulo.

Produzida nos Estados Unidos, a cerveja North Coast Old Rasputin Russian Imperial Stout tem uma cor preta, um teor alcoólico de 9% e estilo  Russian Imperial Stout. Com caráter maltado, que remete ao chocolate amargo, o café e o alcatrão, esta cerveja combina com fondue de chocolate com frutas vermelhas.

Morada Double Vienna

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Morada Double | Foto: Lovelypackage.

A brasileira Morada Double Vienna, de cor âmbar, e teor alcoólico de 7,6%, tem um estilo Vienna Lager, e combina bastante com aperitivos, como amendoim, batata frita e castanha de caju. O sabor também vai bem com casquinha de siri, acarajé, vatapá e peixe frito. Carnes como salsicha, frango, churrasco, lombo suíno e hambúrguer também harmonizam com a bebida, assim como queijos frescal e cheddar, e saladas.

Tripel Karmeliet

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Tripel Karmeliet | Foto: Clubedomalte.

A Tripel Karmeliet, de origem belga, tem uma cor dourada, estilo Belgian Tripel e teor alcoólico de 8%. Com aroma cítrico, a cerveja harmoniza perfeitamente com uma moqueca baiana.

Tupiniquim Polimango

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Tupiniquim Polimango | Foto: Cervejabox.

Produzida em terras brasileiras, com estilo Imperial IPA, teor alcoólico de 9,5% e cor âmbar, é feita com a colaboração da cervejaria sueca Omnipollo. A Tupiniquim Polimango leva farinha de polenta e frutas cítricas e aromáticas em sua fórmula, combinando com pratos com curry, chutney de manga e tomate, e carpaccio de salmão com manga.

Bierland Vienna

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Bierland Vienna | Foto: Pinterest.

A Bierland Vienna, produzida no Brasil, com estilo Vienna Lager, teor alcoólico de 5,4%, e cor âmbar, tem um sabor amargo e refrescante. Portanto, essa cerveja harmoniza com churrasco, principalmente frango, linguiça, queijo coalho e coração de galinha.

Eisenbahn 5

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Eisenbahn 5 | Foto: Brejas.

Uma das marcas brasileiras mais queridas é a Eisenbahn. E a cerveja Eisenbahn 5, tem um estilo Vienna Lager, com teor alcoólico de 5,4%, e cor âmbar. Possui o sabor predominante de malte, caramelo, pão e lúpulo. É uma das cervejas mais lupuladas do Brasil. Ela combina com aperitivos como: Amendoim, salame, e saladas.

30 MELHORES CERVEJAS ATÉ 30 REAIS

1 – Dogma Rizoma

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Dogma Rizoma | Foto: Livebeer.

Um de seus produtos mais emblemáticos é a Rizoma, que segue a receita do estilo Imperial IPA, com 8,4% de força alcoólica, potente amargor e aroma incrivelmente fresco de lúpulo. Vendida em latas de 473 mililitros, a Rizoma chega a ser ostentada como um troféu na geladeira de quem consegue um exemplar da pequena e seleta produção. Harmoniza com carnes vermelhas, comida mexicana e frutos do mar. Preço: R$ 29,90 – IBU 80

Onde comprar? Cervejaria Dogma – https://cervejariadogma.com.br/loja/

2 – Pestrus Aged Pale

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Pestrus Aged Pale | Foto: Saveur-biere.

A Pestrus Aged Pale, Grand Reserve, é uma cerveja diferenciada. Seu aroma e sabor são oriundos do processo de maturação, o qual ocorre em barris de carvalho, por mais de 20 meses. É uma cerveja levemente ácida e que apresenta baixa carbonatação. Pode ser harmonizada com mariscos, peixes e pratos defumados. Preço: R$ 33,90

Onde comprar? Nono Bier https://www.nonobier.com.br/produto/cerveja-petrus-aged-pale-330-ml/54954

3 – Heineken

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Heineken | Foto: Merqueo.

É praticamente um consenso entre os apreciadores das boas cervejas de que a Heineken, entre as cervejas mais comerciais, tem um excelente custo-benefício. O fato é que esta lager, produzida apenas com puro malte, é saborosa e tem agradável amargor, além de excelente drinkability. Esse tipo de cerveja harmoniza bem com pratos e petiscos diversos, como frango assado, frito ou grelhado, amendoins, castanhas e mais. Preço: R$ 3,79

Onde comprar? Carrefour https://www.carrefour.com.br/Cerveja-Heineken-Premium-Pilsen-Lager-330ml/p/9879943

4 – Cerveja Vó Maria e seu lado zen Hoppy Lager

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Vó Maria | Foto: Clubedomalte.

Essa é uma cerveja Hoppy Lager refrescante, leve, amargor equilibrado, aroma cítrico e frutado bem marcantes. Mas não se engane com tanta calmaria: a VÓ MARIA E O SEU LADO ZEN é medalha de prata no South Beer Cup – On Tap. Harmoniza com peixes e aves, e seu teor alcoólico é de 4,9%. Preço: R$ 14,90 (lata) – Amargor leve – IBU 18

Onde comprar? Mercado Livre https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1107428834-cerveja-avos-vo-maria-e-seu-lado-zen-hoppy-lager-350ml-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=bedf05b1-734d-46ca-81ca-9f62d5bf4e26

5 – Duchesse de Bourgogne

Duchesse de Bourgogne | Foto: Courtyardwinery.

Duchesse de Bourgogne | Foto: Courtyardwinery.

Representante do estilo Flanders Red, tradicional do oeste belga, a cerveja Duchesse de Bourgogne é resultado de um blend de safras envelhecidas em barris de carvalho. Seu sabor remete a frutas vermelhas, com acidez presente bem balanceada com o dulçor. Amantes do vinho rapidamente se encantam com a cerveja. Ela harmoniza com salada caesar e queijo roquefort, além de caldos de feijão, verde e de galinha. Tem 6,2% de teor alcoólico. Preço: R$ 32,90 – Amargor – moderado/baixo

Onde comprar? Clube do Malte: https://www.clubedomalte.com.br/produto/duchesse-de-bourgogne-330ml-64806?atributo=162:33%200ml&atributo=177:Brouwerij%20Verhaeghe&atributo=178:Flandres%20Red%20Ale&atributo=179:Vermelha&atributo=180:6,2%&atributo=182:Moderado&atributo=192:Goblet

6 – Dádiva Venice Beach

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Venice Beach | Foto: Pinterest.

Esta Session IPA carregada de lúpulo americano, produzida pela cervejaria paulista Dádiva, caiu nas graças do público logo no lançamento. Apresentada em lata – embalagem que garante ainda mais frescor para cervejas lupuladas – ela tem aroma intenso de lúpulo e é fácil de beber, com apenas 4,5% de álcool. Ótima opção para uma praia, como a californiana de Venice, que batiza a cerveja. IBU – 40 – Preço: R$ 19,90

Onde comprar? Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1106261033-cerveja-dadiva-venice-beach-session-ipa-350ml-_JM

7 – Ayinger Brauweisse

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Ayinger Brauweisse | Foto: Bishopscellar.

A cerveja Ayinger Brauweisse é uma Weizen de coloração amarelo palha, espuma de boa formação e aparência turva por não passar pelo processo de filtração. Apresenta nos aromas e sabores notas típicas de uma cerveja de trigo: frutada, floral, cravo e banana. De origem alemã, tem ingredientes como água, malte de cevada, malde trigo, fermento e lúpulo. Possui notas frutadas, baunilha e cravo. Vai muito bem com peixes e aspargos. Seu teor alcoólico é de 5,1%. Preço: 19,70 – Amargor – moderado.

Onde comprar? Super Adega: https://www.superadega.com.br/cerveja-ayinger-brauweisse-500ml-/p?idsku=329300&utm_source=googleshopping&gclid=EAIaIQobChMIsvmU246o5AIVjAuRCh3dXwq2EAQYAiABEgIrm_D_BwE

8 – Goose Island Sofie

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Sofie | Foto: drizly.

Da linha das Vintage Ales da Goose Island, a Sofie é uma Farmhouse Ale, envelhecida com casca de laranja, em barris que foram usados para vinho branco. Apresenta notas apimentadas e cítricas, com final cremoso e seco, leve baunilha e boa carbonatação. Tem 6,5% de álcool. R$ 19,90

Onde comprar? Empório da Cerveja https://www.emporiodacerveja.com.br/cerveja-goose-island-sofie-355ml/p

9 – Brewdog Punk IPA

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Brewdog Punk IPA | Foto: Cervejabox.

A vencedora do ranking do último ano segue entre as prediletas dos jurados. De fato, esta cerveja escocesa é uma das melhores representantes do estilo American IPA, além de ser um ícone da revolução cervejeira. Tem 5,6% de força alcoólica e notas cítricas intensas, vindas da adição de lúpulo americano. Harmoniza com queijo emmental, pato e carnes vermelhas. R$ 19,99 – Amargor – alto.

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/brewdog-punk-ipa-lata-330ml-64371?utm_source=&utm_medium=Google&utm_campaign=&gclid=EAIaIQobChMIyoOH64-j5AIVBg6RCh2tAwT5EAQYASABEgL6mPD_BwE

10 – Vedett Extra White

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Vedett Extra White | Foto: SantaLuzia.

Integrante da família Vedett desde 2008, a Vedett Extra White não é uma Witbier tradicional já que sua aparência e sabor são distintos. Refermentada na garrafa, possui uma ótima formação de espuma além de notas cítricas provenientes de seus ingredientes extras como semente de coentro e casca de laranja. Com um sabor que lembra o chá verde, esta cerveja possui leve acidez e é extremamente refrescante. De origem belga, harmoniza muito bem com comida japonesa, tailandesa e saladas diversas. Possui teor alcoólico de 4,7%. R$ 18,90 – Amargor – baixo

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/Produto/vedett-extra-white-63737#detalhes

11 – Duvel

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Duvel | Foto: Clubedomalte.

Duvel, que em flamengo significa diabo, é o nome de uma das mais conhecidas cervejas belgas no mundo. Dourada, tem 8,5% de álcool, boa presença de lúpulo e final seco. Além da presença de álcool expressiva, a Duvel também se destaca por sua aparência generosa e paladar marcante, tornando o ato de servi-la em taça tulipa um espetáculo por si só com um creme alvo, denso e persistente. Com aroma de intensas notas de frutas cristalizadas, possui alta carbonatação, acidez e um toque único de dulçor. Harmoniza com as comidas tailandesa, mexicana e carnes. R$ 23,90 – Amargor – alto

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/duvel-330ml-63731

12 – La Chouffe

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

La Chouffe | Foto: Clubedomalte.

A fermentação mais emblemática é a La Chouffe , uma cerveja Golden Ale Blonde, cujo frescor e sabor frutado constituem o seu cartão de apresentação. A “sua irmã” mais escura dá pelo nome de McChouffe, e justamente merece o título da “Scotch das Ardennes”, e é uma cerveja escura, de corpo pleno e textura complexa, com fortes influências Escocesas, utilizando malte de whisky na sua fabricação. A Brasserie d´Achouffe faz parte, desde 2006, do já vasto universo do grupo Cervejeiro Duvel Moortgat. Harmoniza com saladas, frango e queijo emmental. R$ 22,90 – Amargor – Moderado

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/la-chouffe-330ml-63684#detalhes

13 –  Wells Pudding Ale

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Wells Pudding Ale | Foto: Cervejastore.

Usando sobremesas tradicionais britânicas como fonte de inspiração, a Wells descobriu que os ricos sabores do caramelo de um pudim pode ser perfeitamente combinados com maltes escuros para criar uma Cerveja verdadeiramente distinta. Com notas de Toffee e caramelo e ricos aromas de fruta, Sticky Toffee Pudding Ale é uma Cerveja intensamente gratificante. Apresenta coloração cobre/castanha, espuma de boa formação, média carbonatação e, como o próprio nome diz, suas notas remetem ao caramelo de um pudim com um toque de baunilha e leve tostado. É uma cerveja  equilibrada e com final levemente amargo. Harmoniza com hambúrgueres, queijo gouda e mousses de chocolate. Amargor – baixo – R$ 24,90

Onde comprar? Clube do Malte

https://www.clubedomalte.com.br/produto/wells-sticky-toffee-pudding-ale-500ml-89008#detalhes

14 – 3 Lobos Bravo

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

3 Lobos Bravo | Foto: Brejas.

Série extreme, com variação de maltes especiais e maior lupulagem, é uma cerveja robusta, de alto teor alcoólico de 9,0% , extremamente aromática e complexa. Apresenta suaves notas caramelizadas, aroma intensamente tostado e herbáceo proveniente do lúpulo e do malte. O processo de maturação ocorre em barris de madeira umburana, o que traz para a cerveja um aroma de baunilha discreto e defumado. É facilmente harmonizada com carnes grelhadas, saladas com bacon e nozes, defumados em geral, linguiças temperadas, costela de cordeiro, e sobremesas diversas à base de chocolate. R$ 29,99 – Amargor – moderado

Onde comprar? The Beer Planet https://www.thebeerplanet.com.br/cerveja-tres-lobos-bravo-500ml/p

15 – Tripel Karmeliet

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Tripel Karmeliet | Foto: Clubedomalte.

Talvez a Karmeliet seja a cerveja Tripel mais conhecida no mundo, e pode ser considerada um clássico do setor. Ela usa cevada, trigo e aveia em sua composição. No copo, apresenta notas frutadas, condimentadas e perceptível adocicado. em 5,4% de álcool. R$ 29,10

Onde comprar? Casa Santa Luzia

https://www.santaluzia.com.br/cerveja-tripel-karmeliet-330ml-1198670/p?dfw_tracker=42850-7993&gclid=EAIaIQobChMI9IOn_5qj5AIVDYSRCh0gjgG9EAYYASABEgLKEPD_BwE

16 – Hoegaarden

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Hoegaarden | Foto: Peixeurbano.

A Hoegaarden contém ingredientes especiais como sementes de coriandro – mais conhecido como coentro, uma especiaria originária da Ásia e norte da África, e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescancia e drinkability. Combina bem com saladas, peixes, mexilhões, defumados e queijos de consistência semi-dura. Sua cor e naturalmente turva e clara quando visto através do vidro. Com um aroma de casca de laranja, coentro e especiarias, o seu sabor característico e inteiramente original: suave, e ao mesmo tempo doce e azedo, com um sutil sabor cítrico e temperado. Seu teor alcoólico é de 4,9%. R$ 9,30 – IBU – 15

Onde comprar? Super Adega

https://www.superadega.com.br/cerveja-hoegaarden-330ml/p

17 – Backer Reserva do Proprietário Old Ale

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Backer Reserva do Proprietário | Foto: Brejas.

Produzida como uma edição especial da cervejaria mineira Backer, a Reserva do Proprietário matura por 15 meses em barricas de carvalho de primeiro uso. Traz notas maltadas intensas, frutas secas e perfil típico de madeira, como traços de baunilha. Harmoniza com carnes saborosas e marcantes como as de Angus, cordeiro, faisão e perdiz, entre outras.  Seu teor alcoólico é de 10,5%.

Preço – variados – IBU – 21

Onde comprar? Cervejaria Backer http://cervejariabacker.com.br/cervejas/reserva-do-proprietario/

18 – St. Bernardus Abt 12

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

St. Bernardus Abt 12 | Foto: Beermerchants.

A cervejaria St. Bernardus produziu por anos as míticas trapistas Westvleteren. Dizem que a receita da Abt 12 é a mesma que a da Westvleteren 12, considerada uma das melhores cervejas do mundo. Ela traz notas que lembram frutas secas, vinho do Porto, toffee e caramelo. Harmoniza bem com chocolates, carnes vermelhas em geral e cordeiro assado. Seu teor alcoólico é de 10,5%, têm aparência levemente turva e aromas de nozes, frutas vermelhas e chocolate, torrado. R$ 32,90 – Amargor – Moderado

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/st-bernardus-abt-12-330ml-63664#detalhes

19 – 1795 Original Czech Lager

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

1795 Original Czech Lager | Foto: Worldofbeers

A primeira cerveja a ser fabricada na cidade de Budweis, na República Tcheca, a Cerveja 1795 é de coloração dourada, apresentando aromas de pão, biscoito e um delicado e deliciosa lúpulo herbal Saaz. O final é seco, refrescante e com um equilíbrio invejável entre o dulçor e amargor. Seu teor alcoólico é de 4,7%. Sua aparência límpida, combina com os aromas de biscoito, malte e herbal do lúpulo. Harmoniza com peixes, frutos do mar em geral e iscas de frango.

R$ 18,90 – Amargor – muito baixo

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/Produto/1795-original-czech-lager-500ml-76770#detalhes

20 – Bamberg Camila Camila

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Bamberg Camila Camila | Foto: Clubedomalte

Esta Bohemian Pilsner produzida pela cervejaria paulista Bamberg é uma homenagem à banda gaúcha Nenhum de Nós. É leve, com agradável amargor e tem 5% de álcool. Tem aromas de cereal, fermento, biscoito, lúpulo herbal e seu estilo é Bohemian Pilsner. Harmoniza com carnes. R$ 18,90 – Amargor – alto

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/bamberg-camila-camila-600ml-63421

21– Brooklyn Lager

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Brooklyn Lager | Foto: Clubedomalte.

A cerveja mais comercializada da Brooklyn, uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo. Sendo considerada por muitos uma fábrica industrial pelo seu tamanho e quantidade de produção a Brooklyn não deixa a desejar na qualidade. Uma lager seca, a Brooklyn Lager contém um leve toque do lúpulo e bastante refrescante. Com aromas de lúpulo cítrico e herbal, caramelo, harmoniza com hambúrgueres, carnes grelhadas e churrasco. R$ 19,90 – Amargor – leve.

Onde comprar? Clube do Malte  https://www.clubedomalte.com.br/produto/brooklyn-lager-355ml-63857#detalhes

22 – Delirium Tremens

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Delirium Tremens | Foto: Beershop.

A famosa cerveja do elefante rosa, a Delirium Tremens é considerada por muitos como a melhor cerveja do mundo. Título que quem a bebe, não ousa negar. É uma cerveja complexa, com uma riqueza de aromas e sabores que deixam qualquer apreciador completamente apaixonado. Uma cerveja dourada e brilhante, com aromas frutados, alcoólicos, e sabores que mais parecem frutas cítricas, com leve toque de damasco e caramelo. Harmoniza com peixe com batatas, saladas e frangos. Seu estilo é Strong Golden Ale, e têm origem belga. R$ 37,90

Onde comprar? Clube do Malte  https://www.clubedomalte.com.br/produto/delirium-tremens-330ml-63754#detalhes

23 – Eisenbahn 5

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Eisenbahn 5 | Foto: Brejas.

A Eisenbahn 5 é uma cerveja acobreada com sabor predominante de malte, caramelo, pão e lúpulo. Este último conta com um aroma intenso graças a técnica de dry hopping, ou seja, uma segunda adição de lúpulos durante a maturação. É uma das cervejas mais lupuladas do Brasil! Combina bem com carnes grelhadas, peixes, queijos, carne de porco e hambúrgueres. R$ 10,90 – Amargor – alto.

Onde Comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/eisenbahn-5-355ml-63958#detalhes

24 – Fuller´s London Pride

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

London Pride | Foto: Clubedomalte.

Cerveja suave e de sabor complexo. Possui uma base de malte diferenciada complementada por um rico balanço com sabores de lúpulo das variedades Target, Challenger e Northdown na fermentação. é bastante encorpada e oferece um saboroso tom de frutas. Harmoniza com carnes grelhadas e peixes. R$ 29,90 – Amargor – moderado.

Onde Comprar? Clube do Malte

https://www.clubedomalte.com.br/produto/fullers-london-pride-330ml-63094?atributo=162:330ml&atributo=177:Griffin%20Brewery&atributo=178:Premium%20Bitter&atributo=179:Vermelha&atributo=180:4%&atributo=182:Moderado&atributo=192:Pint

25 – Guinness

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Guinness | Foto: Paodeacucar.

É a cerveja stout mais consumida do mundo. De cor negra e um excepcional creme bege, que persiste durante toda experiência. Aromas e sabores de café e chocolate amargo bastante presente, tornando-a uma cerveja referência do estilo. De corpo leve e baixa carbonatação, é muito fácil de beber. Harmoniza com pato, lombinho e hambúrgueres. R$ 14,90 – Amargor – sutil.

Onde comprar? Pão de Açúcar

https://www.paodeacucar.com/produto/20108/cerveja-irlandesa-guinness-draught-lata-440ml

26 – La Trappe Quadrupel

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

La Trappe Quadrupel | Foto: Clubedomalte.

Encorpada, contudo suave e agradável, a Quadrupel é engarrafada e datada de acordo com o ano de envase. é como um vinho de cevada (ou vintage beer) e não possui prazo de validade determinado, desde que conservada corretamente. Complexa e forte, possui notas de especiarias, malte e aroma de frutas secas. Harmoniza com pratos defumados, queijos, além de ser um excelente digestivo. R$ 26,90 – Amargor – alto.

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/la-trappe-quadrupel-330ml-63609?utm_source=&utm_medium=Google&utm_campaign=&gclid=EAIaIQobChMIodOthdql5AIViIGRCh35PgwqEAQYASABEgIzzvD_BwE

27 – Schornstein IPA

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Schornstein IPA | Foto: Clubedomalte.

É uma cerveja forte e escura do estilo India Pale Ale. Com 6,8% de teor alcoólico, apresenta coloração âmbar, é brilhante e exibe um denso creme. Aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo. Possui aromas de lúpulo herbal, frutas cítricas e malte. Harmoniza com carnes. R$ 24,90 – Amargor – Muito alto.

Onde comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/Produto/schornstein-ipa-64830#detalhes

28 – Morada Double Vienna

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Morada Double | Foto: Clubedomalte.

De coloração âmbar, translúcida e com uma ótima formação de espuma, densa e persistente, no aroma malte tostado, caramelo e um leve frutado, além de notas cítricas e herbais. Recebeu, em 2013, medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja.  R$ 27,90

Onde Comprar? Clube do Malte https://www.clubedomalte.com.br/produto/morada-double-vienna-355ml-63369#detalhes

29 – Madalena Double IPA

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Madalena | Foto: Brejas.

Com dose superior de lúpulo, Madalena Double IPA se destaca por possuir o característico amargor acentuado do estilo, mas de forma equilibrada, sem agressividade. Possui aroma cítrico pronunciado e teor alcoólico de 7,5%. Sua coloração é um âmbar e sua espuma bastante cremosa. Exemplar para lupulomaníaco nenhum colocar defeito. Aromática, duplamente amarga, corpo médio, álcool pronunciado. Quando pensar numa IPA, leve essa para o nível double. R$ 28.90

Onde Comprar? Cervejaria Madalena https://loja.cervejamadalena.com/cerveja-madalena-double-ipa-india-pale-ale-600-ml

30 – Caravan West Coast Style Ipa

MELHORES CERVEJAS PREÇOS ACESSÍVEIS

Caravan | Foto: Cervejastore.

Corpo médio-leve, com final seco e amargor intenso. Coloração amarela, espuma branca e cremosa. O aroma extremamente intenso é resultado do abuso no lúpulo. Traz notas de frutas cítricas e tropicais, como grapefruit, limão, abacaxi, maracujá e papaya. Os aromas se completam pelo gosto frutado. O malte em segundo plano da vez para os lúpulos brilharem. Balanceando o amargos, um fim seco, pede um próximo gole. Harmoniza bem com frutos do mar. Tem 7,1% de teor alcoólico. R$ 30,99 – IBU – 70

Onde comprar? Cerveja Store

https://www.cervejastore.com.br/cerveja-artesanal-caravan-west-coast-style-ipa—300ml/p

No site “Prazeres da Mesa”, encontramos um dossiê completo sobre lojas para encontrar seus rótulos especiais, clube de assinaturas de cervejas, lojas de equipamentos para produzir a sua própria cerveja, e ainda, locais e escolas para fazer cursos sobre o assunto. Se você é apaixonado por esse universo, confira a listinha:

LOJAS CERVEJEIRAS

Os melhores endereços para encontrar sua cerveja:

Pão de Açúcar

A rede Pão de Açúcar é conhecida principalmente pela variedade de produtos e traz boas opções de rótulos cervejeiros populares e gourmet. A vantagem dessa loja são os diversos pontos acessíveis pelo país. Fique de olho na promoção que acontece regularmente, com grandes descontos. paodeacucar.com

Delirium Café

A ideia do Delirium Café surgiu em Bruxelas e chegou ao Brasil com a proposta idêntica de oferecer variedades de cervejas e chopes. Com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, as lojas possuem 24 chopeiras e carta com mais de 300 rótulos do Brasil e do mundo. deliriumcafesp.com.br

Cervejoteca Cervejas Especiais

As mais de 700 opções de rótulos de cerveja é o grande diferencial da Cervejoteca, comandada pelo sommelier de cerveja Ronaldo Rossi. Nas filiais da capital paulista, e em Sorocaba, Campinas e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, há seleções para todos os gostos e estilos. cervejoteca.com.br

CervejaStore

O e-commerce CervejaStore tem no portfólio cervejas nacionais e importadas dos mais variados estilos. No site, é possível utilizarem-se filtros, entre nacionalidade, tipo e preço, para encontrar com facilidade o que procura. cervejastore.com.br

Mestre Cervejeiro

Além das diversas franquias de lojas físicas pelo país, a marca Mestre Cervejeiro oferece curso de formação de sommelier de cervejas, workshops e promoção de viagens cervejeiras. mestre-cervejeiro.com

Empório Alto dos Pinheiros

Considerado um dos melhores pontos de cervejas artesanais, no Empório Alto dos Pinheiros o cliente escolhe o rótulo direto das geladeiras. Além das mais de 600 opções de cervejas e 33 chopes, há um cardápio de comidinhas para acompanhar as escolhas etílicas. altodospinheiros.com.br

Capitão Barley

Para aqueles que querem degustar boas cervejas em ambiente descontraído, o bar Capitão Barley é boa opção. O cardápio de burgers, sandubas e petiscos foi pensado para harmonizar com os mais de 100 rótulos artesanais e os dez chopes engatados da casa paulistana. capitaobarley.com.br

Cervejaria Munique

Longe do centro gastronômico de São Paulo, a Cervejaria Munique está localizada no Shopping Center Norte e tem a cozinha alemã como um dos atrativos. Aberta desde 1984, a casa conta com chope de produção própria e rótulos importados. munique.com.br

Mr Beer

A rede de franquias de cervejas especiais é uma das mais amplas do país. Com quiosques e espaços gourmets em shoppings e lojas de rua, a marca oferece 200 rótulos de cervejas de diversas nacionalidades e ainda cervejas exclusivas. mrbeercervejas.com.br

Let’s Beer

A proposta do bar Let’s Beer é um pouco diferente. Somado à loja de cervejas especiais, o estabelecimento tem uma programação diária com degustações gratuitas, confraria de cervejas raras, cursos e food trucks.

letsbeer.com.br

Beer4u

A Beer4u, na Vila Madalena, começou apenas como e-commerce, mas logo se expandiu com uma loja física. O preço é um dos diferenciais da marca, que oferece 500 rótulos de 20 países. beer4u.com.br

CLUBE DE ASSINATURAS

Wbeer

Lançada em maio de 2014, a Wbeer mantém loja virtual e clube de assinaturas. Na loja, é possível adquirir aproximadamente 300 rótulos de mais de dez países. Só entre as nacionais, são 120 opções disponíveis. O Clube Wbeer entrega mensalmente duas, quatro ou seis cervejas para os assinantes; além disso, eles têm 15% de desconto na loja. wbeer.com.br

CluBeer

Criado em 2011, o CluBeer começou como clube de assinaturas com diferentes planos. Mas, em 2015, lançou uma loja virtual disponibilizando para venda avulsa os principais rótulos nacionais e internacionais. No site há também uma seção com dicas de harmonizações. clubeer.com.br

Cerveja na Mesa

Lançado há pouco tempo, o Cerveja na Mesa tem cinco opções de assinatura, com quatro cervejas em cada uma. Mesa de Leves, Amargas, Maltadas, Escuras ou Mesa Completa, que é com o melhor de cada assinatura. cervejanamesa.com.br

The Beer Planet

O e-commerce trabalha com mais de 150 marcas de cerveja de 20 países. No site, é possível escolher a partir de estilo, nível de amargor, marca, origem e faixa de preço. The Beer Planet também conta com um clube de assinaturas, com quatro opções de planos mensais. thebeerplanet.com

Empório da cerveja

São nove marcas nacionais e 30 internacionais nesse e-commerce. Além de loja virtual, o Empório da Cerveja tem dois segmentos de plano de assinatura: o clube de reposição, focado para quem  mantém a geladeira cheia de cervejas, e o clube da experimentação, com rótulos artesanais e exclusivos. emporio.com/emporio-da-cerveja

Clube do Malte

O restaurante, bar e empório curitibano abriu um e-commerce em 2011 disponibilizando a venda de seus produtos para todo o Brasil. O Clube do Malte tem rótulos de mais de 20 países, uma linha de suvenires de cerveja, kits e packs temáticos. A loja também mantém um clube de assinaturas com planos mensais e semestrais. clubedomalte.com.br

LOJAS DE EQUIPAMENTOS

Ye Vesta

Com kits de fabricação de cerveja, equipamentos, insumos, livros e revistas sobre o universo cervejeiro e até suvenires, a Ye Vesta comercializa tudo o que um cervejeiro caseiro precisa no dia a dia. A loja fica no bairro de Moema, em São Paulo, mas os produtos também podem ser adquiridos pela internet. yevesta.com.br

Lamas Brew Shop

A Lamas Brew Shop é uma loja especializada na venda de equipamentos, insumos e utensílios para a produção artesanal de cerveja. São três unidades: São Paulo, Campinas e Belo Horizonte, além da loja virtual. lamasbrewshop.com.br

Também há um compilado de escolas e cursos para quem é apaixonado por cervejas.

ESCOLAS E CURSOS

Instituto da Cerveja Brasil

O sommelier de cervejas Estácio Rodrigues, o mestre cervejeiro Alfredo Ferreira e a sommelière de cervejas e mestre cervejeira Kathia Zanatta inauguraram em 2010 o Instituto de Cerveja Brasil. A escola conta com cursos profissionalizantes, como o curso profissional de sommelier de cervejas, especialização em harmonização e o curso avançado de tecnologia cervejeira. Além disso, o ICB realiza workshops e cursos livres. institutodacerveja.com.br

Sinnatrah Cervejaria-Escola

Os biólogos Alexandre Sigolo e Rodrigo Louro produzem cervejas artesanais desde 2003. Juntos decidiram abrir a Sinnatrah Cervejaria-Escola, em São Paulo. A escola realiza cursos sobre produção e degustação de cervejas. sinnatrah.com.br

Academia Barbante

A Academia Barbante tem duas sedes, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte. Sommelier de cervejas, intensivo em tecnologia cervejeira, gestão sensorial, noções gerais da cultura cervejeira, harmonização com cervejas e o mundo dos vinhos para apreciadores de cervejas são alguns de seus cursos mais populares. academiabarbante.com.br

Science of Beer

Desde 2013, a Science of Beer viaja o Brasil promovendo cursos para os amantes de cerveja. Com um amplo corpo docente, a escola apresenta cursos tradicionais como o de formação de sommelier de cerveja, e específicos, caso do Hops on Tops, dedicado ao lúpulo, e o Yeast Freaks, focado em aprofundar o ensinamento sobre levedura cervejeira. scienceofbeer.com.br

E você? Qual a sua cerveja especial favorita que não pode faltar em sua geladeira, na sua mesa e nos seus passeios? Comente aqui, fale sobre seus gostos, e vamos trocar ideias e compartilhar mais sobre esse mundo rico e fascinantes das cervejas artesanais!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]