Click edit button to change this text.

Na hora de inovar nos looks sempre surge aquela dúvida de: como combinar cores de roupas? Por conta disso, na maioria das vezes, acabamos optando por sair com o pretinho básico e roupas de cores neutras. Se você se identificou, nós da Upperbag montamos um guia e um vídeo explicativo com tudo o que você precisa saber e descobrir qual combinação de cor tem a sua cara. Confira, a seguir!

COMO COMBINAR CORES DE ROUPAS?

Neste artigo, vamos mostrar como combinar cores de roupas para você não errar mais na hora de montar um look de sucesso. Portanto, se você sempre teve dúvidas sobre quais cores combinam entre si, então leia esse texto até o final!

Além disso, você vai aprender:

Primeiramente, assista ao vídeo para entender como funciona a combinação de cores:

CÍRCULO CROMÁTICO

O círculo cromático, conhecido como círculo de cores, é um gráfico com 12 cores: 3  primárias, 3 secundárias e 6 terciárias, são elas:

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
  • Secundárias: verde, laranja e violeta.
  • Cores terciárias: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado.

Portanto, a partir dessas classificações, o círculo cromático funciona como um guia para criação de combinações e comparações entre as cores.

Partindo disso, vamos colocar em prática, logo abaixo!

círculo com diversos tons para como combinar cores

LOOK MONOCROMÁTICO

Com certeza, você já usou, blusa, calça, sapato e até mesmo acessórios todos pretos em um único look, né? Mas você já pensou em usar todas essas peças em um tom mais colorido?

Os looks monocromáticos são composições inteiramente predominantes em apenas uma única cor e tom. De fato, são peças que agregam sofisticação e ousadia.

Porém, caso você estranhe no começo, para dar uma ‘’quebrada’’, então vale a pena investir em acessórios como bolsas, colares de cores diferentes e em cores neutras.

mulheres com roupas com tons monocromáticos

TOM SOBRE TOM

A princípio, a ideia do look “tom sobre tom” surgiu através dos visuais monocromáticos que ganharam algumas variações capazes de fazer as pessoas usarem roupas da mesma cor em diversas tonalidades.

A técnica se baseia em misturar peças com a mesma cor, mas de tons diferentes. Sendo assim, um tom mais claro com um tom mais escuro ou um mais quente com um mais frio.

Outra possibilidade é usar cores que ligam entre si. Inclusive, o “tom sobre tom” tem ganhado muito espaço no guarda-roupa das fashionistas.

mulheres com roupas coloridas

COMO COMBINAR CORES COMPLEMENTARES

Cores complementares são opostas dentro do círculo cromático. Por serem cores contrárias entre si, elas dão um ar de ousadia e energia ao look.

Sendo assim, costumam possuir temperaturas diferentes se a peça de cima for fria e a de baixo for quente, por exemplo, o roxo e amarelo.

mulheres com looks coloridos para ilustrar como combinar cores

COMO COMBINAR CORES ANÁLOGAS

Diferente das cores complementares, as cores análogas estão lado a lado no círculo cromático, que são cores harmônicas e fáceis de se combinarem entre si.

Na maioria das vezes, são cores diferentes que deixam o look mais divertido e dinâmico. Exemplo: na harmonia análoga às cores que combinam com o azul são as que estão do seu lado: o verde e o roxo.

três mulheres com roupas com tons diferentes

LOOK COM CORES TRÍADES

Os looks com cores tríades são recomendados para ocasiões mais casuais, portanto, essa combinação envolve mais cores e são tons igualmente distantes no círculo de cromático. Dessa forma, torna o look mais colorido, despojado e criativo.

três mulheres com diferentes looks para mostrar como combinar cores

Enfim, existem muitas cores disponíveis dentro do círculo cromático, possibilitando diversas combinações para você apostar sem medo e dar um up no visual.

E aí, gostou de saber como combinar cores de roupas? Quer receber roupas em casa com as combinações corretas de tons? Então conheça a Upperbag e peça já sua bag!