O lar é o principal ambiente na vida de uma pessoa. É nele que se desenvolve laços afetivos,  momentos de descanso, atividades de lazer e privacidade. Para uma convivência feliz todo lar precisa facilitar a rotina diária de seus moradores. Por isso, organizar e manter a casa limpa, é essencial para um estilo de vida saudável e produtivo.

Se bem organizada, a casa se tornará um ambiente prático, que auxiliará nas atividades mais importantes do dia a dia, como na higiene, na preparação para ida à escola, na ida ao trabalho ou nos momentos de diversão. Assim, a casa será uma extensão de toda família, só que muito mais confortável e organizada.

Existem diversos fatores que dificultam a organização da casa, como a falta de tempo, espaços pequenos e a presença de crianças. No entanto, é tudo uma questão de planejamento e de escolhas inteligentes. Para facilitar a vida, reunimos dicas de arrumação para colocar todos os ambientes da casa em ordem, afinal, uma casa limpinha e organizada oferece sensação de bem-estar incrível!

Como manter a casa organizada 

É muito simples, basta conhecer a rotina dos moradores e a utilização de cada cômodo do ambiente. É preciso criar uma ordem de necessidades e entender que cada objeto possui uma função. A melhor maneira de manter a casa organizada é adotando posturas organizacionais, como:

  • Sujou? Limpou!;
  • Pegou algum objeto? Devolva no lugar correto;
  • Doe/descarte aquilo que não possui utilização;
  • Descarte corretamente objetos quebrados ou sem funcionamento;
  • Deixe em destaque os objetos mais utilizados.

Para manter a organização do lar, ações colaborativas devem ser realizadas por todos os moradores, como mulheres, homens, crianças, adultos ou idosos. Após reavaliar a postura, é o momento de organizar cada cômodo da casa de acordo com a utilização, mas nunca se deve esquecer de comportamentos que auxiliem na organização do ambiente. 

Planejar rotina

Planner © Upperbag

Comece pela cozinha

Para muitos a cozinha é o melhor ambiente da casa. Afinal, é nela que se prepara e consome alimentos deliciosos. É essencial que a cozinha seja limpa e organizada,  isso facilita a organização do ambiente e a higiene com os alimentos.

A melhor maneira de organizar a cozinha é dando prioridade aos itens utilizados com frequência, como pratos, copos, garfos, panelas e liquidificador. Os ambientes utilizados em menor escala devem ocupar as posições mais altas dos armários ou ficarem em um cantinho mais reservado. 

Dicas para organizar a cozinha

  • Organize os armários: o armário guardará os principais objetos da cozinha. Para deixá-los organizados deixe as panelas e acessórios em um local reservado, separe as panelas por tamanhos e utilidades. Também, organize os alimentos por categorias, como latas, doces, grãos e conservas, deixei-os em um local de fácil acesso para utilizar sempre que precisar. 
  • Utilize organizadores para gavetas e armários: alguns armários são pequenos ou possuem poucas divisórias. Para ajudar no problema utilize divisórias. Elas auxiliam na organização de armários e das gavetas.
    organizador

    Modelo de organizador de gavetas. | Foto: Pinterest.

  • Organize a geladeira: uma geladeira bem organizada facilita muito a rotina de uma cozinha. Setorize a geladeira por áreas: áreas de carnes, frutas e legumes. Deixe na primeira prateleira os produtos de consumo rápido, como leite, manteiga, frios e outros.
Prateleiras de cozinha

Prateleiras são decorativas e auxiliam na organização. | Foto: Pinterest.

  • Explore as prateleiras: elas são ótimas para guardar itens que possuem utilização frequente. Assim, não será necessário abrir os armários para procurar aquilo que precisa.
Prateleiras organização

Potes de vidro com identificadores. | Foto: Pinterest.

  • Porta-temperos são práticos e fáceis: alguns objetos são ótimos para a decoração da casa, além de serem funcionais! O porta-tempero auxilia nas tarefas diárias, facilita o manuseio e organização de alimentos que precisam ser utilizados com agilidade.
organizador de temperos

Organizador de temperos. | Foto: Pinterest.

  • Potes transparentes: os organizadores são ótimos para todas as cozinhas! Com eles é possível organizar alimentos e objetivos. Além disso, eles  podem compor a decoração do ambiente, já que são disponíveis em diversas cores e materiais no mercado. Se você procura praticidade, opte por potes de vidro ou de materiais transparentes, isso facilita a visualização  dos itens guardados, não será necessário abrir os potes.
  • Organize a bancada:  não deixe a bancada cheia de objetos, isso prejudicará a organização do ambiente. Deixe apenas os itens que são utilizados com frequência.
otimizaçao espaço da cozinha

Itens mais importantes em local de fácil acesso.  | Foto: Pinterest.

  • Pendure os itens mais importantes: deixe de fácil acesso, próximo a pia ou fogão, os itens mais utilizados no dia a dia, como colheres,  facas, garfos, conchas e espátulas. 
  • Não acumule louças, potes ou panelas: muitas cozinhas não são desorganizadas, elas só possuem um excesso de objetos. É muito comum armazenar itens que não se utiliza mais, para deixar o ambiente mais funcional descarte corretamente aquilo não utiliza. Confira os potinhos, louças e panelas em excesso, assim será mais fácil colocar tudo no seu devido lugar.

Sua sala é o centro de tudo

A sala é um ambiente de descanso, de lazer e de receber visitas. Organizá-la deixará o ambiente  muito mais confortável para todos os moradores.

Dicas para organizar a sala

sala organizada

Sofá com espaços laterais para organizar objetos. | Foto: Pinterest.

  • Escolha móveis funcionais: escolha móveis funcionais, que tenham o tamanho correto para o espaço de sua sala, que tenham compartimentos e sejam confortáveis. Com os móveis corretos a sala ficará muito mais funcional.
  • Organizes os cabos: a sala reúne diversos aparelhos eletrônicos e para evitar acidentes e bagunças junte os cabos dos equipamentos em um único local. No mercado, é  possivel encontrar protetores, caixas e fitas isolantes de fios.
  • Opte por estantes e racks funcionais: estantes e racks com compartimentos, gavetas ou portas são ótimos para a organização de objetos, além de cumprirem ótima função decorativa.
estantes com com livros

Livros organizados na estante.  | Foto: Pinterest.

  • Organize os livros, cds e dvds: eles são ótimos e decoram o ambiente, mas são itens que  acumulam poeira e são fáceis de serem bagunçados. Aqui, lembre-se da dica comportamental: “Pegou um item? Devolva no local”.
  • Tenha um produto organizador na sala: baú, caixas decoradas, sofás com compartimentos, e cestas são itens práticos, eles são ideais  para guardar objetos ou as “baguncinhas”. 

Quartos: guarde pouca coisa

Os quartos são ambientes extremamente pessoais, são referência em conforto e privacidade, mas são  nestes ambientes que a bagunça acontece com muita frequência. Para organizar o quarto é importante avaliar os objetos do ambiente, guarde no quarto aquilo que é realmente importante, que é funcional e está em bom estado, assim não gera o acúmulo de objetos.

organizar gaveta

Gavetas de roupas com organizadores | Foto: Pinterest.

  • Divisórias para as gavetas: as divisórias facilitam a vida de quem possui muitas gavetas em casa, principalmente no quarto. Com elas é possível dividir as gavetas em compartimentos para itens específicos, assim fica muito mais fácil guardar bijuterias, peça íntimas e materiais de escritório.
  • Prateleiras: elas são ótimas para guardar e organizar objetos colecionáveis, livros, itens de higiene ou produtos de beleza. Assim, sobra muito mais espaço para as roupas no armário e os itens mais importantes ou utilizados ganham o merecido destaque.
  • Sapateiras: ter um cantinho reservado para os calçados auxilia na diminuição de itens jogados pelo quarto. Toda vez que o morador sair ou chegar em casa ele saberá o local correto para armazenar os calçados.
  • Área reservada para roupas de cama: pode parecer exagero, mas muitas pessoas não possuem a área para guardar roupas de camas bem definidas em seu quarto e isso acarreta em muitas bagunças. Reserve um cantinho para guardar as peças mais pesadas do enxoval.
organizador de makes

Organizadores de acrílicos para bijuterias e maquiagens | Foto: Pinterest.

  • Organizadores de acrílicos: eles são ótimos para penteadeiras e escrivaninhas, com os organizadores é muito mais fácil de organizar maquiagens, bijuterias e acessórios.
organizar brinquedos

Sacos leves e decorativos para os brinquedos das crianças. | Foto: Pinterest.

  • Baús, caixas ou sacos para brinquedos: quem tem criança em casa sabe que os brinquedos ocupam muito espaço e que organizá-los é uma tarefa muito difícil. Separe os brinquedos e guarde dentro de baús, caixas ou sacos, escolha organizadores de materiais leves porque assim as crianças conseguirão organizar sozinhas os pertences.
decoração quarto do bebê

Nichos decorativos e organizadores | Foto: Pinterest.

  • Nichos: em quarto de crianças os nichos costumam conquistar os pais, neles é possível guardar ursinhos e bonecos, assim a criança sempre terá de fácil alcance os brinquedos favoritos.

A força do hábito

Organização é estilo de vida, é adotar práticas que deixem o ambiente mais saudável e a vida mais prática. As dicas facilitam na hora de organizar os ambientes, mas é muito importante que todos os moradores da casa se esforcem para adotar hábitos saudáveis, somente eles auxiliarão na organização do lar.

O planejamento é muito importante  na organização da casa e da vida como um todo. Assim, ficará mais fácil entender os cômodos mais utilizados, as atividades mais importante e definir um dia para organizar os ambientes. É recomendado que se inicie um mutirão organizacional, na qual todos os cômodos e objetos serão avaliados pelos moradores. 

Por exemplo, a segunda-feira pode se tornar o dia oficial da organização em sua casa! Em casos de dificuldades, é possível recorrer à ajuda do Personal Organizer, profissional especializado em organização, com ele é possível aprender na teoria e na prática o organização de ambientes e da rotina pessoal.

O que parece impossível se torna realidade

Muitas vezes, organizar o ambiente parece impossível, mas ao iniciar a organização é possível entender que o processo é muito mais fácil do que se imagina. Basta colocar em prática os novos hábitos organizacionais. Feito isso, a organização fará parte de sua vida e atingirá diversas áreas, inclusive o comportamento profissional.

doar roupas

Guia de doação © Upperbag

E falando em doação, você sabia que a Upperbag tem uma parceria especial com a GRAAC? Em 2 anos a empresa já arrecadou mais de 3 mil peças provenientes de doações dos clientes para a instituição, que por sua vez ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Então, além de arrumar espaço em seu armário, você faz o bem ajudando quem mais precisa e ainda ganha desconto por isso. Pesquise todas as possibilidades e renove seu armário juntamente às suas energias.

Graac e Upperbag

Maria Cristina, analista de captação da GRAAC e Gabriel, gestor de marketing da Upperbag. © Acervo Upperbag