O cardigan é considerado uma peça coringa por ser versátil, clássico e atemporal. Queridinho das mulheres e aliado na hora de inovar, que apresenta inúmeras combinações. Não pode faltar em nenhum guarda-roupas feminino  exatamente pelo mundo de possibilidades e combinações que pode oferecer. Hoje vamos falar sobre essa peça, contar um pouco da história, mostrar como usar um cardigan corretamente e dar dicas de variações diversas para você ficar sempre na moda usando um desses.

O cardigan surgiu como uma peça do vestuário masculino, em meados do século 19; feito de lã, ele era usado por oficiais do exército britânico e recebeu este nome em homenagem ao Conde de Cardigan, James Thomas Brudenell, do País de Gales. Brudenell era militar na Guerra da Crimeia, e sentia-se pouco à vontade dentro do seu pulôver regulamentar, e costurou o seu próprio cardigã. Mais tarde, o cardigã viria a ser aperfeiçoado, passando pela adição de botões na parte frontal da peça de vestuário.

CARDIGAN ANTIGAMENTE

Cardigan nunca sai de moda | Foto: Pinterest.

Mas a responsável por inserir essa peça no cotidiano feminino foi Coco Chanel, em 1920.

COCO CHANEL CARDIGAN

Coco Chanel usando Cardigan | Foto: Opopular.

Curioso, não? Aposto que você nunca pensou que essa peça viria do século 19 e era inserido nos looks masculinos. Hoje, são usados pelas mulheres para confecção do visual moderno, em qualquer ocasião, diversos estilos, cores e até estampas.

Cardigan ou Cardigã?

Há lugares que se escreve “cardigã” e em outros “cardigan”, mas a pronúncia é a mesma e refere-se a mesma peça. A peça original, escreve-se como “Cardigã”, que era uma peça de vestuário em lã abotoada na parte frontal.

Banda pop The Cardigans

Banda pop The Cardigans | Foto: Musicafusion.

O interessante é que essa palavra, em cada lugar do mundo se refere a algo. Há desde o nome dedicado ao Conde de Cardigã até a banda pop sueca “The Cardigans”, e a raça de cães “Cardigan Welsh Corgi”, um navio a vapor britânico
“SS Bury Hill (AKA SS Cardigan)”,  um filme mudo perdido em 1922 baseado em um romance de Robert W. Chambers, “Cardigan”, e por aí vai.

CARDIGAN

Welsh Corgi Cardigan | Foto: Tudosobrecachorros.

Mas vamos focar no que interessa e falar sobre as combinações monocromáticas, o conceito de moda e os inúmeros modelos dessa peça indispensável.

MODA FEMININA CARDIGAN DE ONCINHA

Apostem nos cardigans de oncinha | Foto: Amodaevoc

Tipos de Cardigan, Como Usar, Looks, Inspirações e Dicas

Tanto faz a estação do ano, um cardigan é uma espécie de casaquinho sempre bem-vindo, e pode dar um toque especial para qualquer tipo de look! É uma peça muito democrática para o público feminino, pois geralmente não esquenta tanto, carrega tecidos mais levinhos e uma pluralidade infinita de combinações. Vamos mostrar numa lista abaixo vários tipos, estilos, looks, inspirações, dicas e mais desse queridinho do guarda-roupa feminino.

Cardigan longo ou Maxi Cardigan

CARDIGAN MAX LONGO TENDÊNCIA

Elegante e moderno | Fotos: Pinterest © Upperbag

O cardigan longo ou maxi cardigan é tendência em alta para o outono/inverno, e deixa qualquer look elegante e com um ar mais moderno. Esses dias que amanhecem mais fresquinhos ou que o ar condicionado do escritório está mais forte, sempre pedem uma terceira peça, e trocar o casaco ou o blazer pelo maxi cardigan é um novo conceito de moda que agrada qualquer tipo de estilo feminino.

Eles podem: Ter o comprimento abaixo do quadril ou até o tornozelo; são peças leves e cheias de movimento; são elegantes e muito charmosos; elevam um ar mais moderninho quando acrescentado ao look; e pode ser usado tanto em um look mais casual quanto em um look mais social.

E dá para pensar sim num look para o trabalho incluindo o cardigan longo. Com calça e camisa social, para um ambiente mais formal.

CARDIGANS ESTAMPADOS E COLORIDOS

Use e abuse dos cardigans coloridos | Fotos: Pinterest © Upperbag

Caso o dress code da sua empresa permita algo mais descontraído, você pode ousar e abusar das calças estampadas e sapatos coloridos ou animal print para dar um up no look, além dos cardigans estampados. Também ficam lindos com calças jeans, tanto de lavagens mais neutras quanto as mais despojadas. O uso de um cinto junto marca a silhueta e dá um ar elegante.

CARDIGAN MAX LONGO LOOK DESPOJADO

Look despojado | Foto: Pinterest.

Para dias mais despojados de fim de semana, viagens e mais que necessitam de um casaquinho, abuse da combinação do maxi cardigan com calça destroyed para deixar o look divertido e cheio de estilo. A combinação com t-shirt e botas fica perfeita para os dias com clima fresco do outono. Acrescentando uma pashmina ou lenço fica mais charmoso ainda.

cardigans inverno pashmina

Aposte nas composições com cardigans | Foto: Pinterest © Upperbag

 Cardigan assimétrico

CARDIGAN DESPOJADO ELEGANTE ASSIMETRICO

Look despojado e elegante | Foto: Pinterest © Upperbag.

Os cardigans assimétricos são essenciais para um look mais elegante, cheio de charme e muito estilo. Ficam excelentes com uma calça jeans, uma bota de cano longo e um cinto, por exemplo, ou ainda com um lindo óculos de sol. Eles dão um ar rebelde ao look ao mesmo tempo que elevam o mistério e elegância de qualquer mulher.

Para se inspirar | Fotos: Pinterest © Upperbag

Outra opção que deixa a composição do look mais despojado, são os cardigans assimétricos sem manga. Eles ficam lindos para dias de calor, dão um clima tropical ao visual, e quando combinado com os acessórios certos, são realmente o que faltava para dar um up em variados estilos de looks.

CARDIGAN ASSIMETRICO E SEM MANGA

Cardigan assimétrico sem manga | Fotos: Pinterest © Upperbag

Vale muito a pena investir nesses cardigans, e os sem estampas são os mais usados nas passarelas, e fizeram a cabeça das fashionistas.

Cardigan de crochê

cardigans de crochê verão

Perfeito para o verão | Fotos: Pinterest © Upperbag

Os cardigans de crochê são tendência para o verão e é uma peça indispensável para ser usada também como saída de praia ou piscina, dando um ar mega estiloso para a composição do maiô ou biquíni. Além disso, misturado nessa composição, fica uma peça útil, sofisticada e ao mesmo tempo, sexy.

max cardigan crochê

Perfeito para meia estação | Foto: Pinterest © Upperbag

O maxi cardigan de crochê também fica lindo em dias de mais frio, para dar aquele aconchego ao visual e elevar a temperatura. Com golas, ficam mais quentinhos ainda. São também bons aliados em dias de meia estação, onde há a necessidade de um agasalho para o fim do dia, sem ser algo pesado ou que atrapalhe na locomoção.

CARDIGAN PRETO CROCHÊ

Cai perfeito como uma terceira peça | Fotos: Pinterest © Upperbag

Imagino que você não pense em usar esse tipo de cardigan com uma saia ou short jeans. Mas não se engane: Fica uma composição incrível, e é muito usado como terceira peça, unindo moda e praticidade.

Cardigan animal print

Esses são os comandantes do pedaço, cheios de estilo, cor, feminilidade, e podem ser de lã, de diversos e novos tecidos, com botões abaixo do quadril ou maxi. Dão um efeito camaleão marcante e é super versátil para variados looks. Com uma calça preta, camiseta branca e um sapato básico e colorido, fica um arraso.

looks com animal print cardigan

Pode apostar nos acessórios | Foto: Pinterest.

Junto com uma calça jeans despojada, uma bota de salto, e acessórios como um belo óculos de sol, colares diversos e um sorriso no rosto, chama atenção de qualquer um. Pode ficar lindo também com um cinto, pois qualquer roupa acinturada, ficam super charmosas.

Eles estão em alta | Fotos: Pinterest © Upperbag

Para seu guarda-roupa ficar completo, você que é amante do animal print, que além de ser uma peça que nunca sai de moda, é legal apostar em um tecido mais quentinho. A animal print é ideal para elevar looks mais básicos, já que ela por si só, brilha.

Cardigan Executivo

look formal com cardigan

Look formal | Fotos: Pinterest © Upperbag

Esse é um tipo de cardigan que fica muito maravilhoso em um look mais formal para ir ao trabalho, reunião de negócios ou até em uma festa ou restaurante mais intimista.Para ir trabalhar, se o dress code da empresa permitir, fica ótimo com calça jeans, e cabe muito bem com uma camisa, camiseta básica, ou ainda uma blusa mais elaborada, com renda, ou uma com algum detalhe a mais, também é excelente.

LOOKS FORMAIS E FASHION COM CARDIGANS

Formal também pode ser fashion | Foto: Pinterest © Upperbag

O cardigan feminino também pode fazer as vezes de um  blazer. Um salto, uma sapatilha ou sapato fechado, e ainda uma sandália com tons sóbrios, combinam e dão elegância ao look.

CARDIGANS COM ACESSÓRIOS PARA TRABALHO

Diversas formas de usar acessórios | Fotos: Pinterest © Upperbag

Pode ser usado em todas essas ocasiões, e para incrementar o visual, você pode adicionar alguns acessórios, como cachecol leve, ou cintos para marcar a cintura, e dar mais charme.

Cardigan com estampas

CARDIGANS ESTAMPADOS E COLORIDOS

Estampas e Cores são sempre uma boa opção | Foto: Pinterest

Entre os modelos de cardigan, esse é um dos mais amados pelas mulheres. São coloridos, divertidos, diversos e seus inúmeros modelos são peças indispensáveis para combinações monocromáticas para qualquer look, festivais, passeios, viagens e mais.

CARDIGANS ESTAMPADOS FLORIDO COLORIDO

Cores + Estampas: LOVE | Foto: Pinterest.

É sempre bom estar bem arrumada. Seja para um passeio no shopping, barzinho com as amigas, festas de aniversários ou eventos em geral, boas opções são com shorts jeans, saias longas e vestidos. Esses são momentos que queremos evitar calças, é muito provável que você já usou a semana toda e agora quer relaxar.

CARDIGAN COLORIDO ESTAMPADO

Versatilidade para compor seu look | Foto: Pinterest.

Para complementar você escolhe o calçado ideal. Supomos que faz pouco frio, então, opte por sapatos fechados como botas e sapatilhas. Mas nada impede de usar com sandália rasteira assim, você não passará nem calor e nem frio. E que tal um vestido curto preto, um maxi cardigan colorido e uma bota cano curto escura? Estará prontíssima para balada ou para sair com as amigas. Abuse dos acessórios e das inúmeras estampas.

Cardigan com Shorts

CARDIGAN COM SHORTS LOOK DESPOJADO

Despojado e estiloso | Fotos: Pinterest © Upperbag

A combinação cardigan + short é a favorita do público feminino. Isso porque apesar de parecer despojado, é extremamente estiloso e também pode ser um bom cartão de visitas para qualquer ocasião: para um passeio, para encontrar as amigas em um restaurante, para uma balada, para um encontro ou festival com o grupo de amigos.

Cardigan com shorts look despojado

Cardigan agregando estilo | Fotos: Pinterest © Upperbag

Apostar na ideia do short de tecido azul é uma excelente base do look, que pode ser complementado com blusinha básica branca, camiseta despojada e cardigan fininho estampado, mantendo o look harmonioso e cheio de estilo ou ainda com uma camisa jeans.

CARDIGAN COM ACESSÓRIOS SHORTS

SE JOGA | Fotos: Pinterest © Upperbag

Outra possibilidade interessante é apostar num estilo de cardigan com botões frontais, o que possibilita a combinação de inúmeros looks para a produção. Para isso, um short jeans destroyed ficaria bárbaro.

Para qualquer look confortável, estiloso e cheio de atitude, abuse dos acessórios nessa combinação: óculos de sol, cintos, pulseiras ou colares, um relógio, lenços combinando com um tênis básico, bota de cano curto e longo ou ainda uma sapatilha, ficam incríveis para esse dia a dia de lazer.

Também ficam lindos com uma meia calça mais grossa para aquele dia de balada, ou jantar com o crush.

Cardigan com Saia

CARDIGAN COM SAIA

Peças essenciais | Foto: Pinterest.© Upperbag

Sofisticação, elegância e muita praticidade: são palavras chave para a combinação entre os diversos modelos de cardigan unidos com as saias para o look feminino. De uma maneira ou de outra, podem ser usados em qualquer ambiente, desde o trabalho mais formal, até o show mais casual. O cardigan unido a uma saia jeans, tênis branco básico, fica incrível e é um look sem chance de erro, carregado de estilo.

LOOKS BASICOS SAIA E CARDIGAN

O formal também pode ser fashion | Foto: Pinterest.© Upperbag

Para algo formal, fica interessante com uma saia plissada. Um cardigan como se fosse um suéter com os botões fechados e uma camisa, que pode estar ou não por dentro da saia. Há também as saias lápis com um maxi cardigan, que carrega ousadia e sensualidade e pode ser uma boa para um encontro.

LOOK SAIA MID CARDIGAN

Combine sem medo | Foto: Pinterest.© Upperbag

Uma saia godê com blusinha listrada e cardigan estampado, uma saia de couro com uma camiseta ou bata, e botas… São milhares de combinações que combinam com a necessidade das tendências de qualquer estação e ocasião.

Cardigan com Vestido

LOOK BASICO VESTIDO

Peças chaves | Foto: Pinterest.© Upperbag

Essa composição é a mais conceituada, feminina e que combina muito com variados estilos de looks com manga longa de cardigans. Os vestidos com cardigans de todos os tamanhos, cores, estampas e tecidos. Peças lisas por baixo do cardigan são certeiras.

LOOK BÁSICO VESTIDO

Estilo romântico | Foto: Pinterest.© Upperbag

Dá um ar muito feminino para a mulher. Mas, para quem não gosta do estilo mais romântico, o cardigan pode ser combinado com vestido mais justos e curtos também, e esses tomam conta do guarda-roupa feminino, dando um efeito camaleão, ou ainda quando há a necessidade de um agasalho no fim de um dia que amanheceu calor e vai acabando mais fresco.

LOOK VESTIDO TUBINHO LISTRADO

Look formal e casual ao mesmo tempo | Foto: Pinterest.© Upperbag

Para as mulheres que gostam do look formal, são executivas ou vivem de reunião em reunião, um tubinho com um cardigan com botões frontais, mais larguinho, ou ainda, colorido e/ou listrado ficam um charme. São belos aliados, pois quase toda empresa hoje vive com o ar condicionado no modo polar.

Cardigan com Calça

LOOK CALÇA

Estilo garantido | Foto: Pinterest.© Upperbag

Uma combinação clássica, mas igualmente atraente, é a opção de usar um cardigan com calças. Não existe falha nesse tipo de composição, que não pode faltar nunca em seu guarda-roupa, pois oferecem uma variação incalculável com a garantia de estar na moda sempre.

Cardigans lisos com tons sóbrios, ficam excelentes para trabalhar. Combinando com as básicas calças preta ou jeans, de cintura alta ou não e uma camisa estação do ano são infalíveis. Outra boa pedida são os cardigans com botões. Um charme para os dias de trabalho.

LOOK CALÇA TRABALHO

Discreto e estiloso | Foto: Pinterest.© Upperbag

Os cardigans estampados e mais larguinhos são boas opções para usar com leggings. Uma estampa alegre e moderna como poás, listras ou arabescos, ficam vibrantes. Leggings clássicas, com acessórios e um cardigan de sua escolha, de preferência longo, com um sapato de salto médio dão um toque original para mulheres magras.

LOOKS CASUAIS E SOBREPOSIÇÃO CALÇA

Diversos modos de combinar o cardigan | Foto: Pinterest.© Upperbag

Embora não se fale muito sobre, cardigans também são usados junto com outros casacos. Sobre um paletó militar com uma calça skinny são puro charme.  Inúmeros modelos são um conceito de moda em alta para combinar com as calças, e a regra é variar, ousar e apostar em acessórios para um ar estiloso e feminino.

ENFIM: PORQUE USAR UM CARDIGAN?

CARDIGAN PEÇA ESSENCIAL LOOK ESTILOSO

Cardigan = LOVE | Foto: Pinterest.

Estampados, curtos, de materiais diferentes, assimétricos, de crochê, maxi, fininhos, de lã, com listras, cheio de botões e abertura frontais, tons sóbrios, com calças, saia, leggings, com tênis, sapatos de salto, sapatilhas, sobreposto a um paletó ou blazer, com mangas longa, curtas ou sem mangas, de animal print, executivos, unido a acessórios diversos, para estudar, trabalhar, sair ao ar livre, badalar, ir à praia….

O porquê de se usar um cardigan é respondido por ser plural, multifaces, peça chave. Usar cardigans dá ao mundo feminino uma infinidade de looks, inúmeras composições, estilos, faces e ares, simplesmente sendo usado como terceira peça.

São peças coringas, baratas, fáceis de comprar e de achar, cheia de estilo e obrigatórias para qualquer guarda-roupa que carrega estilo e moda. Com certeza você achará seu cardigan ideal que dará mais brilho ao visual.