Moda não é só um assunto feminino, embora muitos ainda pensem assim. Pelo contrário, todos nós precisamos nos vestir adequadamente, para cada ocasião e lugar. Os homens estão cada vez mais antenados nas tendências de moda e ainda mais por dentro do minimalismo.

O Que Você Precisa Saber Sobre Seu Guarda-Roupa

look minimalista masculino

Look minimalista | Foto: Renan Coelho © Upperbag

Na correria do dia a dia, muitas vezes compramos, compramos e compramos roupas sem ao menos lembrar o que temos dentro do armário. Nisso, há acúmulo, desperdício de dinheiro, e consequentemente, espaço. Um conceito super em alta na atualidade são os armários cápsula, que contém roupas que todo homem deve ter, do básico ao mais elegante, sem gastar muito dinheiro e economizando espaço, que é o melhor de tudo.  Hoje vamos listar as roupas básicas que todo homem deve ver num guarda roupas minimalista, básico, que corresponderá a todos os checklist de looks possíveis para o dia a dia. Confira uma pequena lista com dicas para ter roupas básicas masculinas:

1- Menos é mais: Não precisa ter cinco calças iguais com cores diferentes, dez casacos, muitos sapatos e diversas camisetas e camisas da mesma cor. Opte por peças que combinem entre si numa maior variedade possível e que ocupem menos espaço.

2- Tenha peças versáteis: Tenha peças curingas, como um jeans, camiseta básica, uma calça preta, caso trabalhe com trajes sociais, umas cinco camisas com cores diferentes, um tênis básico, e um sapato social, além de uma bermuda despojada e uma jaqueta de frio mais grossa. Todas essas peças já valem muitas combinações.

3- Compre pela internet: Fazer compras pela internet hoje em dia é tão comum quanto respirar. A cada dia que passa, estamos mais ocupados e com menos tempo, e fazer da web uma aliada nesse ponto contribui demais para um cotidiano mais prático. Os preços são mais interessantes, mas tem que se atentar aos procedimentos para troca, caso a peça fique pequena ou grande demais, e se a empresa possui esse sistema de trocas.

4- Faça sempre uma doação: Caso não saiba mais o que fazer com peças que não servem mais, faça uma doação. Outra boa tática, é que a cada peça comprada, uma será doada, assim, mantém-se o espaço e o objetivo de se viver com um guarda-roupas minimalista.

5- Reserve um espaço arejado e com visão ampla: Em locais com menos ou mais espaço, um guarda-roupas minimalista não precisa de muitos detalhes, apenas de uma visão bacana, para conseguir bater o olho e ver tudo o que contém nele, e de preferência, que seja arejado, para evitar mofos ou maus odores.

Peças Essenciais No Guarda-Roupas Masculino 

CAMISA BRANCA

homem look camisa branca

Looks básicos com camisas brancas para se inspirar | Fotos: Pinterest.

Tem peças, como essa, que são impossíveis não ficarem bem em qualquer combinação. A camisa branca é uma excelente aliada para trabalhar, para um happy hour, para um jantar a dois, para um passeio no final de semana. Vai bem com tudo também! Com jeans, com uma calça de sarja, uma bermuda ou ainda uma calça social. A versatilidade, preço e funcionalidade de uma camisa branca é enorme, exatamente por ser uma das peças coringas, e está na lista de itens obrigatórios de roupas que todo homem deve ter.

BlAZER

Homem com blazer formal e casual

Blazer para usar tanto casual como formal | Foto: Pinterest.

Outro item indispensável no estilo básico masculino são os blazers. Dão um ar de elegância, quando a roupa está casual, para um traje social é uma peça chave, e ao mesmo tempo, combinam com um jeans, bermuda, calça social, e a queridinha camisa branca que falamos acima. Além disso, para um ar despojado, fica bem bacana com uma calça jeans e uma camiseta.

CALÇA JEANS

homem com calça jeans básica

Calça jeans básica | Foto: Pinterest.

Essa é a peça mais versátil que qualquer homem deve ter em seu guarda-roupas. Tem diversos estilos, lavagens, cortes, mas as mais usadas atualmente são as que não tem um caimento muito largo na perna. Há homens que gostem dos modelos skinny, que são calças com o caimento mais justo nas pernas, que dão uma alongada na silhueta. Calças jeans valem com camisas, camisetas, blazer, e para aquela calça mais velhinha, vale cortá-la e transformá-la em uma bermuda, que também é uma peça indispensável.

CAMISETAS

homem com look básico e estiloso

Look básico e estiloso | Foto: Pinterest.

Camisetas são as aliadas mais usadas pelos homens, de qualquer idade e estilo. Para um guarda-roupas minimalista, é bom pensar nas cores neutras que também ficam legais com qualquer combinação. São elas: preto, branco, cinza e alguma de sua cor de preferência. Tendo essas quatro cores, você estará bem vestido para qualquer ocasião. Há também as camisetas estampadas, de banda, frases, etc., nessas vale ter alguma que goste bastante, mas cuidado para vesti-la somente em ambientes mais casuais.

camiseta homem manda longa

Camiseta manga longa para os períodos de outono e inverno | Foto: Pinterest.

Outra diferença está no formato das golas. Há golas em “v”, mais arredondadas e comuns, então vale observar qual delas cai melhor com seu estilo. Outro tipo de camisetas muito versáteis também, são as de manga longa. É bacana ter pelo menos duas para os períodos de outono e inverno.

Atualizando Seu Guarda-Roupas

Homem look com óculos

Apostem nos acessórios que fazem a diferença | Foto: Pinterest.

Já sabemos que para se vestir bem não é necessário quantidade, mas sim, qualidade. Todas as roupas básicas que todo homem deve ter, que falamos um pouco acima, podem ser encontradas em qualquer loja de departamento, e até em supermercados, e podem transformar seu estilo e look rapidamente.

Para homens mais ousados no visual, vale refletir em quais peças apostar, quais delas servirão melhor com variadas combinações. Isso deve ser considerado sempre em mente na hora de comprar.

Vale sempre começar pelo básico. Também é importante ter em mente a qualidade o tecido. Atualmente temos uma opção e valores variados. Uma camiseta básica por exemplo, pode custar de R$ 19,90 até R$ 150. Olhe bem as peças da loja, veja sobre o processo de lavagem, para auxiliar na melhor e maior durabilidade, e veja o que vale mais o investimento. Geralmente peças mais caras duram mais também. Então fique de olho. Boas peças podem ter a durabilidade de 3 até 4 anos. Não existe uma validade, vale observar o tipo de qualidade do tecido, para assim ver de quanto em quanto tempo trocar as peças, doar as que não são mais úteis, e comprar roupas novas.

Falamos um pouco sobre os armários cápsula que estão super em alta hoje. Mas o que são, afinal? O nome, traduzido do inglês “capsule wardrobe“, já diz: consiste em guardar todas as suas roupas em um espaço mínimo, limitado. Mais que isso, o conceito sugere uma forma alternativa de consumir e usar roupas, priorizando a qualidade em detrimento da quantidade.

Para esse tipo de armário, menos é mais, literalmente: a ideia é possuir um guarda-roupas com poucos itens, algumas peças essenciais que nunca saem de moda e outros um pouco atuais, que deem liga entre si e possam ser usados em várias ocasiões. Por isso, vale sempre pesquisar bem antes de comprar, e ficar ligado no “vai e vem” da moda.

Outra dica bacana é comprar as roupas pela internet. Hoje temos tudo melhor ou igual nas lojas online, com melhor custo benefício, e a comodidade de receber em qualquer lugar. Vale apena pesquisar sobre essas lojas de e-commerce, avaliar os valores, levando sempre em conta o frete e prazo para entrega. Outro fator importantíssimo é se poderá efetuar ou não a troca, no caso da peça não servir ou por arrependimento mesmo. O contra é exatamente a falta de prova da peça, e a possível não troca da mesma. Porém, temos muitas lojas que oferecem todo um suporte ao consumidor nestes casos, mas é bom sempre olhar a política da empresa nesse quesito para não sair no prejuízo depois.

Para quem deseja ter um armário cápsula, as vantagens são inúmeras, entre elas:

  • Melhor aproveitamento de suas peças: Nós sempre temos aquelas roupas que elegemos, as favoritas, certo?! Sempre as usamos e deixamos as outras de lado. A ideia do armário cápsula é totalmente ao contrário! É dar uma utilidade para todas as peças, assim nenhuma é desperdiçada e a durabilidade será melhor num todo.
  • Economia: Homens também, por incrível que pareça, tem o hábito de comprar impulsivamente. É muito comum não lembrarmos o que temos em casa e sair comprando. A ideia é que o homem fique bastante tempo sem comprar peças novas, aproveitando tudo o que temos da melhor maneira possível.
  • Ganho de espaço: Uma das melhores coisas é ter um guarda roupa arrumado. Ao adotar esse estilo de armário, você terá um controle maior de suas peças, o que e quando trocá-las, facilitando assim, seu dia a dia.
  • Ganho de tempo: Na hora de se vestir para sair, ir trabalhar, passear, homens geralmente tem a fama de se arrumar rapidamente, mas nem sempre é assim. Tem dia que ficamos malucos com isso de achar nossas peças, então, adotando ao estilo cápsula você vai visualizar rapidamente tudo o que tem em seu guarda-roupas, ganhando muito mais tempo.
peças chaves e básicas masculina

Peças chaves e essenciais | Foto: Renan Coelho © Upperbag.

São todas as facilidades e melhorias para si mesmo que adotando um estilo básico masculino, um armário minimalista, que só trará benefícios para seu bolso, dia a dia, espaço e mais. Foque bem nas peças que serão mais úteis e atraentes para seu estilo de vida, foque e comece sempre pelo básico, pesquise bem os preços e avalie as compras online, e faça um checklist do que realmente será necessário para ter aquelas peças que todo homem deve ter.