Mulheres usam saias e os homens usam calças: você já parou para pensar o motivo disso? Afinal, se as mulheres também usam calças, então porquê os homens não podem também usar saias? Quem definiu que essa peça seria destinada ao sexo feminino? São tantos questionamos, mas nós da Upperbag vamos respondê-los para você!

MULHERES USAM SAIAS E HOMENS USAM CALÇAS

A princípio, mulheres usam saias e homens calças, mas os tempos mudaram! Vamos contar como a sociedade chegou na conclusão que mulheres usam saias e os homens usam calças. Será que sempre foi assim? Como chegamos na separação de gênero? Homens obrigatoriamente não podem usar saia?

Recentemente, falamos aqui no blog sobre a história da origem dos seres humanos usarem roupas e como elas influenciavam na separação das classes sociais.

Antigamente, o contrário do que muitas pessoas pensam, os homens e mulheres usavam um tipo de tecido que envolvia o quadril.

Esse tecido era usado como se fosse uma fralda ou saia curta — peças do guarda-roupa masculino da época.

Da mesma forma, as mulheres usavam um vestido atado às costas que deixava os seios à mostra.

POR QUE MULHERES USAM SAIAS? COMO CHEGAMOS NESSA SEPARAÇÃO DE GÊNERO?

Mulheres usam saias e homens calças: antigamente era assim! Mas devido ao surgimento da montaria e a necessidade dos homens atuarem em guerras, foi necessário uma certa adaptação em suas vestimentas.

Como resultado, os panos que usavam foram transformados em um modelo que pudessem proteger contra os carrapatos que se alojavam em seus pelos pubianos.

Homens da antiguidade usando as vestimentas da época par arepresentar o texto sobre mulheres usam saias e homens calças

Homens da antiguidade usando as vestimentas da época | Foto: Pinterest

Primeiramente, a peça tinha a função de cobrir toda a parte inferior, assim como trazer comodidade e conforto para que pudessem caçar e ir para guerras.

Enquanto isso, as mulheres ainda usavam seus vestidos e as suas roupas não foram modificadas, já que elas não tinham a necessidade de sair de casa.

Dessa forma, durante muito tempo os homens passaram a deixar de usar saias, enquanto as mulheres continuam a vestir esta peça.

Além disso, também tinha uma orientação religiosa citada em livro da Bíblia, que diz: “A mulher não usará roupas de homem e o homens não usará roupa de mulher…” (Deuteronômio 22:5).

Desde então, surgiu uma aversão sobre as mulheres usarem calças e os homens usarem saia.

MULHERES E AS CALÇAS NO SÉCULO XX

Após a Primeira Guerra Mundial, a calça se popularizou entre as mulheres porque começaram a trabalhar fora de casa para sustentar a família.

A Chanel, estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A, na década de 1920, ficou conhecida mundialmente por ter sido uma das primeiras mulheres a vestir calças no dia a dia.

Coco Chanel usando calça para quebrar paradgmnas que as mulheres usam saias

Coco Chanel usando calças | Foto: Pinterest

A calça jeans foi criada primeiramente para os homens e se popularizou em 1934. Por serem consideradas resistentes, muitas pessoas que moravam em ranchos e fazendas utilizavam essa peça pela qualidade.

CALÇA JEANS PARA MULHERES

Depois que Coco Chanel usou calças, muitas mulheres começaram a usar as calças jeans dos seus maridos. A marca Levi Strauss & Co foi pioneira ao lançar a primeira linha de calças jeans destinadas às mulheres com a coleção Lady Levi’s.

Sendo assim, devido a essa grande revolução no guarda-roupa feminino, as mulheres começaram a se sentir livres para vestir calças.

Além disso, o tabu criado por causa dessa peça foi aos poucos desconstruído e aceito pela sociedade. Portanto, os julgamentos das mulheres que utilizavam calça eram cada vez menores.

MODA DOS ANOS 80: JEANS

A moda dos anos 80, foi bastante influenciada pelo movimento jeans. Era comum ver mulheres combinarem calças, jaquetas e outras peças do guarda-roupa feminino com o tecido jeans.

Duas mulheres usando calça jeans ao contrário de que dizem que as mulheres usam saias

Mulheres dos anos 80 usando jeans | Foto: Pinterest

Hoje em dia, elas são peças indispensáveis por apresentarem versatilidade na composição dos looks, além da grande variedade de cortes e formatos.

Em contrapartida, a saia foi caracterizada como uma peça exclusivamente feminina — não sendo aceita pela sociedade que os homens a utilizassem.

AFINAL, HOMENS NÃO PODEM USAR SAIA?

Atualmente, o vestuário feminino possui menos regras comparado com o masculino. Inclusive, existe grande restrição nas peças masculinas, principalmente pelo formato das peças, modelos e cores.

Por um longo tempo, o uso de camiseta rosa masculina foi muito rejeitado pelos homens, que consideravam a cor Rosa destinada às mulheres. Mas já vimos um avanço nesse cenário e muitos homens possuem essa cor de camisa no guarda-roupa.

Homem usando saia par aiustrar texto sobre mulheres usam saias e homens calças

Homem moderno usando saia xadrez | Foto: Pinterest

Enfim, existe uma grande discussão por parte de estilistas e adeptos a cor que não veem problema nas variações de tons no guarda-roupa masculino.

No tempo atual, algumas marcas confeccionam saias masculinas, como: saias plissadas, saias de couro, saia de malha e outros modelos com diferentes tecidos e cortes.

E aí, o que achou desse texto sobre mulheres usam saias e o homens usam calças? Conte nos comentários! Aproveite para conhecer as novidades da Upperbag e receba looks perfeitos para você sem precisar sair de casa!