O que é moda? Nós da Upperbag iremos contar para você! Quando escutamos o termo “moda”, logo associamos aos padrões de beleza, tendências ou desfiles grandes, como o Fashion Week. Sim, isso também faz parte da moda, mas não é o verdadeiro significado. Portanto, neste artigo faremos uma viagem pela história da moda até o mundo atual. Confira, logo abaixo!

O QUE É MODA?

Se você quer aprender a história e o conceito da palavra moda, então acompanhe os tópicos, abaixo! São eles:

De fato, a moda vai muito além de apenas roupas! Ela inclui estilo de vida, linguagem verbal e cultura. É uma das maiores formas de expressão e identidade, já que na maioria das vezes ela é visual.

Ela reflete as gerações e os momentos pelos quais passamos, além de ser possível realizar uma análise sobre a moda de qualquer época da história.

HISTÓRIA DA MODA

A moda esteve presente desde o começo da humanidade, quando o ser humano viu a necessidade de esconder a nudez e de proteção contra o frio.

A utilização de roupas pelo ser humano existe desde 600 mil anos a.C. Portanto, naquela época a moda era uma forma natural e inconsciente de expressar seus tantos símbolos e significados.

Em diversos lugares e épocas, haviam leis suntuárias, leis que regulavam hábitos de consumo e regras de vestimenta. As leis serviam para dividir o status de hierarquias sociais e deixar sempre mais clara a função socioeconômica de indivíduos e grupos. Para entender melhor veja o vídeo, a seguir:

Dando um salto mais largo, falaremos das décadas que esse conceito influenciou mais as pessoas:

ANOS 50, 60, 70 E 80

Os anos 60, foi marcado por inúmeros acontecimentos históricos, e a moda acompanha essa virada histórica. No começo dos anos 50, as mulheres ainda valorizavam a silhueta com cintura e busto marcados, além de saias e vestidos mais longos.

Porém, esse estilo mais conservador começou a mudar no final da década, dando mais força para as roupas dos anos 60, como saias mais retas de comprimentos menores.

A partir dessa década, as mulheres começaram a se importar menos com a silhueta e apostaram nas saias cada vez mais curtas. Depois disso, o final da década 60 e início da década 70 foi marcado pelo estilo hippie, peças com estampas coloridas, floridas e com franjas.

Na sequência dos anos 80, teve um grande marco que foi o uso de roupas mais curtas com brilho, além das mulheres começarem a se vestir de forma mais mais ousada.

mulher com body dos anos 80 para ilustrar texto sobre o que é moda

Foto: Pinterest

Sem dúvida, as peças que foram mais utilizadas nos anos 80 foram o body e o maiô, alem de muitos acessórios que amamos usar até hoje!

Aliás, não não só os acessórios que nos acompanham desde os anos 80. Afinal, o fator mais incrível dessas décadas é que elas ainda estão presentes até hoje no nosso dia a dia dentro da moda.

As calças pantalonas, saias midis e até mesmo a maquiagem de olhos delineados que sempre usamos.

MODA SUSTENTÁVEL

Agora que já entendemos o conceito de moda e o que ela representa desde anos atrás até hoje, então podemos falar desse conceito novo e extremamente importante para o mundo atual.

A princípio, a moda sustentável consiste em precauções durante a produção de roupas e acessórios para que o processo não cause sérios danos ao meio ambiente. Sendo assim, utilizam materiais recicláveis, naturais e orgânicos.

camiseta verde para ilustrar o que é moda sustentável

Foto: Pinterest

Além da sua grande importância social e, principalmente, ambiental, a moda sustentável ajuda as empresas a se destacarem positivamente tomando tendências de consumo que respeitam o meio ambiente.

A principal ideia da moda sustentável é dar respeito aos recursos naturais, aos animais e à sociedade, valorizando também as pessoas envolvidas na produção para incentivar o consumo consciente.

Sendo assim, com base nesses princípios o movimento induz as pessoas a trabalharem com matérias-primas que são produzidas de forma sustentável.

TENDÊNCIAS 2020

Sem dúvida, se tem algo que vive mudando constantemente são as roupas da moda ou as tendências femininas em geral, como cores, cabelos, acessórios…

A moda está sempre se alternando, indo e voltando, algumas coisas vêm e ficam, outras continuam somente na história. Como citamos anteriormente, hoje existem peças que estão no auge, mesmo sendo muito utilizadas nas décadas dos anos 60.

mulher com roupa dos anos 2020 para ilustrar texto sobre o que é moda

Foto: Pinterest

A tendência da década atual de 2020 é a liberdade, onde mulheres e homens podem se vestir da maneira que desejam se expressar, após muitos anos percorridos para finalmente conquistarem esse espaço.

Roupas curtas, longas, babados, estampas, calças apertadas ou largas, tudo depende de seu estilo pessoal. Seja para moda feminina ou masculina, a regra é se sentir bem.

DELIVERY DE ROUPAS

O delivery é um serviço que tem crescido muito no nosso dia a dia, principalmente agora nesse momento de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19.

A moda se reinventa a cada dia! Por isso, pensando na tecnologia que avança diariamente, a Upperbag leva a moda até você na sua casa.

mulher moderna com roupas estilosas

Foto: Pinterest

Com a correria do cotidiano, as pessoas acabam tendo menos tempo de irem até as lojas fazerem compras. Por isso, o delivery simplifica sua vida entregando conforto, praticidade e qualidade na sua casa.

Além de atender o público que tem um estilo de vida mais corrido, nesse momento de pandemia, todas as pessoas se tornam propícias a se tornarem dependentes do delivery de roupas, de comida ou de outros produtos.

Então, acesse o nosso site para entender melhor como funciona e receba sua bag personalizada por um Personal Stylist na sua casa.

Agora que você sabe o que é moda, então nossa pequena viagem pelo mundo cheio de história e novidades acaba por aqui. Utilize esse conhecimento sobre a moda para consumir com sabedoria e consciência. Acesse o site da Upperbag e aproveite a revolução da tecnologia para experimentar roupas sem precisar sair de casa.