Por que beijamos? Será que você sabe a explicação para essa ação dos seres humanos? Nós da Upperbag vamos contar essa informação para você! A princípio, o beijo é uma das demonstrações mais sinceras de afeto que compartilhamos com quem nos sentimos à vontade. Provavelmente, você já se perguntou “’Por que beijamos?’’ e, consequentemente, a resposta foi porque sentimos vontade. Mas você sabia que existe uma explicação real para esse ato?

AFINAL, POR QUE BEIJAMOS?

Quer saber o motivo pelo qual nós beijamos? Neste texto, você vai saber sobre:

ORIGEM DO BEIJO

A princípio, os especialistas ainda não têm uma explicação conclusiva sobre a origem do beijo humano. Portanto, uma das dúvidas mais gritantes sobre o beijo busca descobrir se o ser humano tem um comportamento aprendido ou por puro instinto.

Aliás, existem teorias que dizem que é um comportamento aprendido que recorda aos tempos de nossos ancestrais humanos.

mãe beijando o filho para ilustrar o texto sobre por que beijamos

Foto: Unsplash

Naquela época, as mães tinham o costume de mastigar a comida transmitindo de suas bocas para as dos seus filhos. Portanto, após a criança atingir uma idade maior, as mães continuavam a pressionar sua boca contra as bochechas dos seus filhos para confortá-los.

Inclusive, outras teorias apontam que o beijo é um comportamento instintivo, como os animais que esfregam os narizes como gesto de carinho bem semelhante com um beijo.

Além disso, outros animais gostam de beijar exatamente como os seres humanos, como os macacos, por exemplo.

dois pandas se beijando

Foto: Pinterest

OCITOCINA CAUSADA PELO BEIJO

A estimulação cerebral causada por um beijo quente e beijos apaixonados leva à produção de ocitocina, um hormônio ligado ao amor e a excitação sexual.

Ana Alexandra Carvalheira, presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, diz que: “é bem possível que tenhamos começado a beijar para sentir o gosto e o cheiro de alguém” explica a sexóloga.

Aliás, seres humanos pré-históricos gostavam de beijar para tomarem melhor decisões nas escolhas de seus parceiros. Isso porque a testosterona presente na saliva faz com que o beijo seja uma maneira de realizar um teste em um potencial parceiro.

Apesar de todas as teorias, 90% das pessoas acreditam que os humanos se beijam simplesmente porque querem.

Inclusive, você sabia que existe até mesmo uma data comemorada mundialmente? O Dia do Beijo é comemorado todo ano no dia 13 de abril, com muitos beijos, amassos e demonstração de carinho.

homem e mulher se beijando

POR QUE BEIJAMOS? AS MAIORES CURIOSIDADES

Sabia que uma pessoa em média vai passar cerca de 20.106 minutos da sua vida beijando? Isso mesmo! Muito tempo da vida, não é mesmo?

Além disso, você tinha conhecimento que o recorde mundial do beijo contínuo mais longo durou 50 horas, 35 minutos e 50 segundos? Quem levou esse recorde foi um casal da Tailândia, em 2003. Acha que consegueria quebrar esse recorde?

Outra curiosidade interessante, é um história popular que diz que o formato do PacMan foi inspirado em um formato de uma pizza, mas com a primeira fatia retirada.

Porém, o Tory Iwatani, criador do PacMan, admitiu que essa história é meia verdade. Isso porque o formato do PacMan também foi inspirado no idioma japonês kanji através da palavra kuchi (口), que quer dizer “comer”, mas o criador mudou seu formato quadrado para o arrendondado.

um casal se beijando na cama para ilustrar porque nos beijamos

Foto: Pinterest

FATOS SOBRE O BEIJO DOS SERES HUMANOS

Apesar de nos perguntarmos porque nos beijamos, um beijo pode ser mais saudável do que você imagina.

Sabia que um beijo apaixonado queima cerca de 3 calorias por minuto? Isso mesmo! Não dá para perceber, né? Impressionante a potência que um beijo pode ter na nossa saúde!

Além disso, um beijo pode liberar adrenalina e noradrenalina no seu sangue, capaz de fazer o seu coração bater mais rápido e o seu metabolismo acelerar.

um casal se beijando para explicar por que nos beijamos

Foto: Pinterest

Para aqueles que vivem estressados, temos uma boa notícia: beijar com mais frequência está associado à redução do nível de estresse. Agora sabemos como aliviar o estresse, não é mesmo?

Por fim, é fato que as membranas internas de nossas bocas podem absorver hormônios como a testosterona, ou seja, tornando o beijo uma maneira de testar o potencial da fertilidade do parceiro.

Esperamos que tenha se informado e se divertido com a história do beijo. Afinal, é importante aprender a história sobre alguns atos que nós seres humanos cometemos.

Por que beijamos? Você tem alguma teoria? Conte nos comentários! Depois corre no site da Upperbag para aprender com receber delivery de roupas em casa. Isso mesmo! Você pode receber mais de 30 peças selecionadas de acordo com seu estilo e necessidades. Peça uma bag e facilite sua vida hoje mesmo!